Você conhece as principais tradições de casamento que se perpetuaram ao longo da história? Sabe quais são os significados de cada uma delas? Vai casar e quer estar por dentro de tudo para contar com toda a sorte de felicidade possível? Então, este post é para você.
Fizemos um passeio pelas tradições de casamento e separamos as principais delas, detalhando o seu significado e origem. Conheça as principais e faça sucesso no seu grande dia!
Chuva de arroz
Esse costume teve origem há milhares de anos na Ásia, mais especificamente na China, quando um pai quis exibir a sua riqueza com uma chuva de arroz no casamento da filha.
Os convidados, ao atirarem arroz nos noivos, estão desejando prosperidade, saúde e fertilidade ao casal — sentimentos que o alimento simboliza no país de origem da tradição.
Em alguns casamentos, o arroz é substituído por pétalas de rosas. Nesses casos, a simbologia está atrelada ao respeito mútuo e à sensibilidade.
Jogar o buquê
Esse ato representa a partilha da felicidade da noiva, após o matrimônio, com as suas amigas solteiras. Segundo a tradição, aquela que pegar o ramo de flores será a próxima a casar.
No entanto, há quem diga também que pegar o buquê dá azar.
Anotar nomes das próximas a casar na barra do vestido
Essa é uma brincadeira que também privilegia as amigas solteiras da noiva. Com o ato, espera-se que aquelas com o nome bordado também possam viver momentos especiais como os da nubente e casar em breve.
Para as mais modernas, há a tendência do bordado e também a de incluir pequenos corações com cada um dos nomes ao redor da barra do vestido.
Cortar a gravata do noivo
Essa é uma brincadeira tipicamente brasileira. Os amigos do noivo passam de mesa em mesa abordando os convidados para comprarem um pedaço da gravata do recém-casado. O objetivo é acumular uma quantia extra para ser gasta na lua de mel.
Atualmente, tem-se pensado em alguns brindes para os convidados que contribuírem com a “operação lua de mel”. Adesivos criativos e balões customizados estão entre os objetos mais utilizados.
Partir, juntos, o bolo de casamento
A tradição do bolo de casamento surgiu na Roma Antiga. Naquela época, ao comer um pedaço, a noiva simbolizava o desejo de que tudo, a partir daquela ocasião, desse certo para o casal.
Nos dias de hoje, quando o noivo e a noiva cortam conjuntamente o bolo, eles reforçam os votos das alianças, ou seja, naquele momento eles representam uma vida única que está prestes a ser compartilhada com as pessoas mais queridas e importantes de suas vidas.
Um detalhe notável é que, para valorizar a fertilidade, a noiva deve comer o primeiro pedaço.
Bem-casados
O bem-casado surgiu em Portugal e veio para o Brasil na época da colonização. Ele foi inspirado — sendo um descendente indireto — do alfajor árabe.
Esses são os quitutes mais famosos em uma festa de casamento, representando a junção de duas partes, seladas por meio da união e do respeito.
Eles são, comumente, distribuídos ao fim da festa. Ao saboreá-los, os convidados estão abençoando os noivos com felicidade e sorte.
Antes da primeira mordida, não se esqueça de fazer um pedido!
Nota de dinheiro no sapato direito da noiva
Essa superstição é um pouco menos conhecida que as demais. Ela consiste em colar uma nota, de qualquer valor, abaixo da sola do sapato direito da noiva. Reza a lenda que esse ato faz com que o casal nunca passe por dificuldades financeiras ao longo do matrimônio.
Cabe ressaltar que quanto maior a nota escolhida, maior será a prosperidade que eles usufruirão. Vale apostar nessa dica, não é mesmo?
Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul
Esses quatro elementos representam um ditado de tradição inglesa — something old, something new, something borrowed, something blue, no original. No dia do casamento, a noiva deve usar um item com cada uma dessas características — quatro no total — para obter sorte no matrimônio.
Cada um deles tem uma representatividade específica. O item velho — que pode ser uma joia de família, por exemplo —, faz menção a ligação da noiva com seus ancestrais e, portanto, com o seu passado.
O objeto novo, por sua vez — que pode ser o vestido de 1º aluguel, por exemplo —, faz alusão ao seu futuro, a sua nova vida como casada.
Usar algo emprestado — como um brinco, por exemplo — simboliza a amizade com aquela pessoa que é querida e o casal deseja manter sempre por perto. Além disso, a lenda diz que o proprietário do objeto também recebe sorte e felicidade em seu próprio casamento.
E, por fim, um acessório azul — que pode ser lingeries ou uma pedra no colar, por exemplo — representa a pureza e a fidelidade, baseando-se no significado dessa cor na Roma Antiga.
Não é tão difícil fazer essa combinação, não é mesmo? Apesar de o ditado ser inglês, esse costume ganhou muita força nos Estados Unidos e já conta com aderentes no Brasil. Afinal, toda chance de obter sorte e felicidade é bem-vinda.
Padrinhos e madrinhas de casamento
Há controvérsias sobre a origem dos padrinhos de casamento. No entanto, acredita-se que essa figura foi atribuída, originalmente, aos guerrilheiros tribais, amigos do noivo. Eles tinham a função de protegê-la, na ausência do patriarca, de possíveis raptores.
As funções e a simbologia por trás dessa figura mudaram com o catolicismo. No século XVI, a igreja católica estabeleceu a exigência de duas ou três testemunhas para conceder a bênção aos noivos. Desde então, essas pessoas são classificadas como os padrinhos do casal.
Atualmente, o número de pessoas que ocupa essa posição no casamento é variável. Recomenda-se que eles representem até 8% do total de convidados — em uma festa para 100 convidados, chame quatro casais de padrinhos.
A principal função desses privilegiados é abençoar o casal durante a cerimônia e, anteriormente a ela, auxiliar nos preparativos. Como são escolhidos para o cargo pessoas muito queridas e grandes amigos, eles devem, também, se fazer presente na vida do casal, dando suporte para as suas conquistas e felicidade.
As tradições de casamento transformam o grande dia em um momento mais animado e encantador. Além disso, elas dão mais energia ao ambiente, fazendo com que essa data torne-se ainda mais especial.
Gostou de nossas da nossa seleção de tradições de casamento? Lembrou de mais alguma que deixamos de fora desta lista? Então, conta para a gente nos comentários.