Veja 3 dicas para o casamento na praia perfeito

Um casamento na praia é o sonho de muitas pessoas desse país tropical. Cerimônias com o pé na areia são ótimas para dar um caráter mais intimista e natural na hora de simbolizar a união de um casal, principalmente se esse clima tiver a ver com a personalidade dos dois.

Entretanto, casar no litoral requer um grande planejamento e uma atenção a uma porção de detalhes importantes. Por essa razão, listamos as principais informações às quais você precisa atentar para fazer um casamento perfeito na praia. Tem interesse em conhecer essas dicas? Então, confira mais a seguir!

1. Observe o espaço e a infraestrutura

Adaptar uma cerimônia matrimonial para um ambiente praiano e descontraído é uma ótima ideia, porém, demanda uma atenção redobrada para diversos detalhes. Veja algumas informações nas quais você precisa pensar na hora de organizar um casamento em uma praia:

Local

Após escolher a cidade litorânea, é importante definir a praia e o local exato em que será realizada a celebração. Observar se o lugar é mais vazio, quantos turistas costuma receber, o tipo de areia, a localização do bairro, entre outros pontos, é fundamental para garantir que tudo saia conforme foi planejado.

Época

A data também é importante para saber se a época é favorável para um casamento ao ar livre, isto é, se a incidência de chuva, a temperatura e a altura da maré colaboram para a realização do evento. Sabendo disso, você consegue adaptar a estrutura e a decoração de acordo com as características naturais que a região apresenta nesse período.

Proteção

Facilita muito escolher um local com cobertura disponível, porém, se você preferiu realizar a celebração em uma área totalmente aberta, é sempre importante ter um plano B. Providencie tendas ou outro meio de proteção, a fim de que, se houver imprevistos, os equipamentos de iluminação, som, e, até mesmo, os convidados e noivos estejam seguros.

Hora

Normalmente, os noivos escolhem um casamento na praia para aproveitarem também o pôr do sol, momento em que a paisagem fica mais bonita e oferece um cenário incrível para fotografias.

No entanto, nesse horário, é comum contar com a presença de muitos pernilongos e insetos semelhantes. Portanto, lembre-se de oferecer repelentes aos convidados ou avisar no convite. Além do mais, é a hora que costuma chover no litoral, quando as estações são mais quentes, por isso, a cobertura é tão importante.

2. Cuide bem da organização

Na maioria das vezes, os noivos decidem contratar uma cerimonialista para organizar os principais detalhes. Mas há também aqueles que preferem cuidar dessa parte sozinhos. Por isso, aqui vão algumas dicas para realizar toda a organização com uma boa logística e um bom planejamento:

Cardápio

Como a praia é um lugar leve, a comida deve acompanhar esse clima. Um cardápio com pratos frios é o mais indicado. Portanto, entradas frias, frutas, frutos do mar, peixes, saladas, quiches, além de bebidas, como batidas, sucos, drinks e águas aromatizadas, são boas opções. Inclusive, um carrinho com picolés tem tudo a ver com o ambiente e é um destaque muito divertido.

Lembrancinhas

As lembrancinhas também devem ter relação com o tema da festa. Desse modo, algumas ótimas ideias seriam chinelos personalizados, bonés ou viseiras, garrafinhas de água, leques, entre outras opções que remetem à praia, areia e mar.

Decoração

Um casamento na praia é, provavelmente, o evento que menos requer decoração, afinal, a própria paisagem já deixa todo o ambiente bem decorado. Entretanto, você pode atribuir um toque mais autêntico com objetos despojados feitos em determinados materiais, como a madeira ou a palha.

Além do mais, nem precisa dizer que o clima náutico tem tudo a ver com o local, não é mesmo? Decorações com conchas, areia, barcos, corais e estrelas são ótimas para trazer ainda mais a sensação de calma e tranquilidade.

Em relação à parte floral, é importante buscar por plantas que resistem às características do ambiente. Ademais, um visual todo colorido consegue deixar tudo muito mais bonito e as flores cumprem muito bem essa função. Enquanto isso, para o altar, vale a pena dar um maior destaque com tendas ou arcos.

Cerimônia

Além disso, algumas religiões são pouco flexíveis com casamentos fora dos templos ou igrejas. Por essa razão, converse previamente com o celebrante para se certificar de que será permitida a solenidade ao ar livre.

Outra ideia é realizar uma cerimônia simples na igreja e uma celebração simbólica, junto à festa, na praia. Dessa forma, é possível cumprir as normas religiosas e os desejos dos noivos ao mesmo tempo.

3. Escolha a roupa adequada

É impossível falar de casamento sem pensar em vestido de noiva. Como o ambiente é mais despojado, é interessante que a vestimenta acompanhe essa tendência, com tecidos fluidos e poucos adereços, visto que a areia e a maresia podem danificar os adornos mais sofisticados.

Vestidos de alcinhas finas, cauda curta e na tonalidade off white são os mais procurados. O essencial para a escolha do traje é buscar por tecidos leves, a fim de garantir o conforto e a facilidade para se movimentar. Além disso, você pode se jogar de cabeça nos decotes, independentemente de serem tomara que caia, canoa, frente única ou outros. Nesse caso, as fendas são super bem-vindas.

O noivo também pode optar por vestes menos formais e, inclusive, pela cor branca ou tons pastel. Uma camisa solta e uma calça com um corte mais leve são boas ideais do que vestir no casamento. Batas no estilo indiano também são muito usadas, principalmente se combinam com o look da noiva e com o tipo de festa.

Além do mais, é importante ressaltar, no convite dos convidados, que o dress code é mais descontraído. Dessa forma, eles podem buscar por roupas que combinam mais com o ambiente e deixam todo o visual mais bonito e temático. Nesse caso, vale a pena também apostar em uma festa all white, que é tendência.

De todas as formas, o casamento na praia tem tudo para oferecer um momento especial e divertido para os noivos, garantindo boas memórias e fotografias, além de um ótimo clima entre a família e os convidados. Depois de cuidar dos detalhes que esse tipo de festa necessita, resta apenas curtir a brisa do mar e celebrar o amor.

Gostou do post? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que os seus amigos também vejam essas dicas!

Nenhum Comentário

×