Vídeos de casamento: listamos as principais tendências. Confira!

Nos últimos anos, a tecnologia apresentou avanços incríveis. Atualmente, com a resolução HD, 4K, técnicas de edição acessíveis, câmeras com ótima qualidade, drones e outras ferramentas, as formas de fazer vídeos de casamento aumentaram potencialmente, principalmente se compararmos a 30 anos atrás, cuja maior novidade era o VHS.

Hoje, até mesmo os convidados que moram extremamente longe conseguem estar presentes na igreja — ou no local onde ocorre a cerimônia —, assistindo-a por meio de lives ou vídeos nas redes sociais.

Embora ofereça esse benefício da proximidade, os avanços tecnológicos acompanham também uma grande variedade de opções para fazer vídeos, tornando-se mais uma preocupação para os noivos durante a organização do casamento.

Para que a escolha se torne mais fácil, montamos algumas dicas e informações sobre os principais tipos de vídeo de casamento. Confira!

Tipos de vídeos de casamento

A tendência do momento para vídeos de casamento é que eles tenham a menor duração possível. Dessa forma, é comum registrar a fase mais importante de um relacionamento, de forma dinâmica e em cerca de 20 minutos.

Além disso, existem várias formas de fazer isso: é possível contar a história dos noivos, reunir os momentos tradicionais da cerimônia, compactar o vídeo para ser postado nas redes sociais, entre outras maneiras. Veja a seguir algumas delas!

Same day edit

Em tradução livre, significa “edição no mesmo dia”. Vídeos nesse formato costumam ter cerca de 3 minutos de duração e reúnem cenas das principais etapas que antecederam a festa, como se fosse um making of da cerimônia.

A sua principal função é ser curto e dinâmico, mas transmitindo a ideia de intimidade dos convidados com o casal. Por essa razão, esses vídeos tendem a ser editados rapidamente, para que possam ser exibidos ainda durante a festa ou postados nas redes sociais alguns dias após o evento.

Além do mais, essa é uma ótima e moderna forma de substituir aquela modalidade de vídeo caseiro chamado “vida”, que seleciona as fotos de toda a trajetória da noiva e do noivo, desde a infância até o momento da união.

Storytelling

Storytelling significa contação de histórias. Vídeos desse tipo são como um trailler de um filme, que, no caso, retrata a união do casal. Normalmente, as cenas são registradas em diversos momentos importantes para os noivos; por isso, não são gravados somente no dia da cerimônia.

No fim da produção, são utilizadas técnicas cinematográficas para criar um curta-metragem, como um filme romântico, com cenas reais, protagonizadas pelo próprio casal. Essa é uma boa maneira de contar como foram os preparativos para o casamento, como o casal se conheceu ou, até mesmo, de ouvir histórias dos noivos contadas pelos familiares, amigos próximos, padrinhos e madrinhas. Além disso, tem tudo a ver com pessoas cinéfilas.

Cenas espontâneas

Nesse tipo de vídeo, nada é combinado e não existem poses prontas, a peça-chave é a espontaneidade. Os profissionais responsáveis pela produção do vídeo se posicionam em lugares estratégicos e ficam bem atentos para captar momentos bonitos e naturais, como conversas, beijos e abraços, que revelam a essência do casal apaixonado.

Vídeos como esse são bons para que a mulher e o homem não tenham a preocupação de pensar em como aparecer na filmagem, nem de montar poses e coisas do tipo. Eles precisam apenas curtir o momento, confiando que serão capturadas as melhores cenas. Como resultado, eles recebem uma produção totalmente inovadora e surpreendente.

Vídeos assim são ótimos para pessoas tímidas e que se sentem desconfortáveis em frente às câmeras, visto que, raramente, vão se lembrar de que estão sendo filmadas e conseguirão agir naturalmente.

Vídeos para mídias sociais

Atualmente, quase todas as redes sociais têm aquela ferramenta de vídeos curtos, que conquistou o coração de todo mundo — os populares stories. A ideia desses vídeos em um casamento é capturar os momentos da cerimônia e postar automaticamente nas redes sociais, compartilhando com todos os amigos e parentes que não puderam estar presentes.

Também é possível exibir lives no Instagram, Facebook ou Youtube, uma função que muitos influencers adotaram para que todos os seus seguidores pudessem viver esse momento junto com o casal.

Dicas para deixar seu vídeo ainda mais legal

Além da variedade das modalidades, ainda há alguns elementos que podem deixar seu vídeo mais interessante. Confira!

Drones

Drones são aparelhos automatizados e controlados de forma remota. Neles, é possível acoplar uma câmera, para que sejam tiradas fotos e vídeos com uma visão panorâmica de todo o evento, sendo bastante útil para produções inusitadas e com boa definição.

3D

Quem não ama usar os óculos 3D? Noivos que curtem tecnologia e, principalmente, a técnica de filmagem nas três dimensões, estão aderindo à ideia e registrando algumas cenas em 3D. No entanto, sempre será necessário utilizar os óculos quando quiser assistir às recordações.

Polaroid

Tudo que é vintage está na moda. No mundo da fotografia, a polaroide é uma das queridinhas e, inclusive, pode ser usada como lembrancinha da festa, visto que as fotos saem instantaneamente. Elas também podem integrar a decoração ou serem penduradas em varais de fotos, murais, álbuns e, até mesmo, no topo do bolo.

Cinematic Wedding

Usar técnicas exclusivas de produções de cinema nos vídeos do seu casamento é uma honra. Alguns ótimos recursos para capturar detalhes da festa são o super slow motion, super close, efeitos dos seus filmes favoritos, entre outros.

Realidade virtual

Uma forma de reviver o dia é com os óculos de realidade virtual. Esse tipo de obra produz fotos e vídeos em 360°, causando a sensação de estar presente naquele lugar. Uma ótima forma de guardar recordações e emoções de um dia especial, não é mesmo?

Filmagem em 8 mm

Gravações em 8 mm dão um toque retrô nos vídeos, com músicas nostálgicas e filtros granulados. Essa técnica é muito boa para trechos do vídeo em que quer dar uma ênfase maior, como o beijo do casal ou a noiva jogando o buquê.

Agora você não tem desculpa para não ter vídeos de casamento incríveis e de acordo com o seu perfil. Lembre-se sempre de definir todos os recursos que deseja na gravação antes de fechar contrato com uma equipe de filmagem, a fim de garantir que tudo saia conforme o planejado.

E aí, curtiu este post? Então, compartilhe nas suas redes sociais para que mais noivos possam descobrir as tendências de vídeos!

Nenhum Comentário

×