8 principais músicas para cerimônia de casamento

Algo que pode tornar seu casamento ainda mais especial é fazer uma escolha acertada das músicas que vão tocar. Isso porque as melodias fazem conexões com a alma, trazendo um forte apelo a todos os convidados.

Você pode escolher opções que tenham relação com a história do casal e fazer de cada música uma lembrança emocionante. Mas não é só isso: vale lembrar que as músicas para cerimônia de casamento também podem (e devem!) envolver todas as pessoas presentes.

Como você pôde perceber, a trilha sonora parece um detalhe, mas, na verdade, é capaz de influenciar a ocasião e fazer com que tudo se torne ainda mais especial. É por isso que preparamos 8 sugestões de músicas para esse momento tão singular. Vamos conferir?

A associação da música certa com o momento ideal

Antes de falarmos mais sobre as opções especialíssimas que selecionamos para você, não poderíamos deixar de fazer essa associação. A melodia, a composição, o ritmo e o estilo são fatores que devem ser considerados na hora de encaixar a música ao momento perfeito da cerimônia (sendo na igreja ou fora dela).

Se você vai se casar na igreja, o primeiro passo é checar se permitem canções não religiosas na cerimônia. Algumas instituições são muito rigorosas nesse sentido, então é bom perguntar antes para já escolher as músicas para cerimônia de casamento dentro das possibilidades.

Feito isso, comece a pontuar os principais momentos desse dia tão especial e em qual deles cabe uma música. Elenque a entrada do noivo, dos padrinhos, da noiva e das alianças, além de qualquer outra ação que você considere importante.

É bom lembrar que existe um modelo padrão para todas as cerimônias de casamento, mas a ordem tem sido cada vez menos seguida. É claro que isso depende muito de como você sonhou com o momento, pois é possível seguir os modelos mais tradicionais ou, ainda, personalizar determinados itens segundo seu plano pessoal.

E tem mais: escolher tudo com antecedência é uma ótima maneira de sentir como seu grande dia será e fugir do estresse de resolver tudo de última hora. Acredite: você vai agradecer a si mesmo por ter tomado esse cuidado!

8 opções de músicas para casamentos

Quer ver algumas inspirações para sua cerimônia? Então, acompanhe os próximos parágrafos.

1. Stand by Me

Trata-se de um clássico de casamento — e prova disso é que tocou até mesmo na “cerimônia do ano” de 2018 (do príncipe Harry e da atriz americana Meghan Markle). A versão de Ben E. King é um verdadeiro encanto e pode ser encaixada em vários momentos no decorrer da celebração.

2. La Valse d’Amélie

Essa música de Yann Tiersen ficou mundialmente conhecida depois de emplacar no filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Caso você não a conheça, vale a pena gastar alguns minutos investigando um pouco mais sobre tal melodia diferenciada. Essa pode ser uma boa opção também para quem gosta das músicas instrumentais.

3. Somewhere Over the Rainbow

Uma das principais músicas para cerimônia de casamento é Somewhere Over the Rainbow. Como conta com diferentes versões, é bem provável que alguma delas consiga agradar ao casal.

Trata-se de uma opção para a entrada das damas e dos pajens, pois tem um ar mais angelical e doce. Ao lado dela, outra música que tem se tornado muito comum para esse momento que envolve as crianças é a da cantora Céline Dion para o desenho A Bela e a Fera.

4. All of Me

A melodia de John Legend é encantadora e tem tudo a ver com casamentos. Além de um ritmo muito gostoso, ela conta com uma letra maravilhosa e bastante profunda.

Para quem não conhece, a canção faz uma forte declaração de amor, na qual a pessoa é amada por tudo o que ela é. Esse é um belo discurso sobre passar por cima de diferenças e desacordos — uma inspiração para um dia tão importante quanto o do casamento. 

5. Thousand Years

A canção de Christina Perri é uma das mais escolhidas em cerimônias de casamento (nada mais natural, já que é belíssima). Ela tem sido eleita para a entrada da noiva ou a primeira dança depois de casados, mas contém um apelo bem bonito para outros momentos também.

A letra e a melodia formam uma combinação fantástica e merecem atenção quando você for escolher as músicas para essa data tão especial.

6. Your Song

Elton John é um dos maiores compositores de todos os tempos, então não poderíamos deixar de trazer ao menos uma de suas músicas como opção.

Pode parecer um pouco injusto escolher apenas uma delas, já que a lista de canções é bem extensa. Ainda assim, Your Song é diferenciada e, talvez, esteja entre as queridinhas dos casamentos.

7. Moon River

A música de Johnny Mercer é outra ótima opção para os noivos de plantão. Ela pode ser usada na versão instrumental ou cantada e é muito explorada na entrada dos pais na igreja, principalmente por se tratar de uma melodia mais suave. Assim, fica fácil garantir um momento ainda mais singular para um público tão especial!

8. Músicas de séries e filmes

Para fechar, não poderíamos deixar de trazer uma tendência: explorar músicas de séries e filmes. Essa alternativa tinha um viés um pouco mais nerd até algum tempo atrás, mas ganhou o coração de muitos noivinhos com o passar do tempo. 

Tais canções podem ser usadas para explorar algo que tenha relação com a história do casal ou, até mesmo, com os amigos (para a entrada dos padrinhos, por exemplo). A abertura de Game of Thrones é uma das principais opções para esse momento, mas as músicas de O Senhor dos Anéis, Harry Potter e Friends, por exemplo, também têm um espaço garantido!

Agora que você já viu nossas sugestões de músicas para cerimônia de casamento, ficou bem mais fácil escolher, não é? Como adiantamos, lembre-se de considerar o que tem relação com a história do casal e o gosto de vocês.

Curtiu nossas dicas e tem outras amigas ou conhecidas que estão com o mesmo dilema? Então, compartilhe este conteúdo nas redes sociais e ajude a levar informação para seus contatos!

Veja 7 modelos de vestido para casamento de dia e acerte em cheio!

Conhecer alguém interessante, envolver-se emocionalmente e descobrir, um tempo depois, que deseja passar o resto de sua vida junto a essa pessoa. Esses costumam ser os passos que encaminham muitos casais para um dos momentos mais importantes de suas vidas: o casamento.

Caso você esteja passando por isso, acompanhe nosso artigo para conhecer os melhores modelos de vestido para casamento de dia. Afinal, nos últimos anos, a procura por cerimônias nesse estilo cresceu bastante.

Os casais estão optando por celebrações com ares mais descontraídos, fugindo um pouco do padrão de casamentos noturnos e em igrejas. Agora, busca-se por locais ao ar livre para comemorar essa etapa tão marcante de um relacionamento.

Por conta disso, vamos falar sobre os melhores modelos de vestidos de noiva para cada tipo de casamento diurno, levando em consideração os locais onde as festas acontecerão e, também, alguns diferentes estilos dessa peça que, com os noivos, ganha ares de protagonista. Confira!

Cerimônia em locais abertos

As cerimônias em locais abertos estão conquistando noivos e noivas cada vez mais. As possibilidades de unir a decoração com as belezas naturais do local acabam tornando os casamentos únicos, além de permitirem uma maior variedade de disposições de altar e plateia (diferentemente do que acontece em uma igreja, por exemplo).

Vamos, agora, conhecer alguns modelos de vestidos que são ideais para casamentos ao ar livre:

Praia

A praia é muito escolhida por casais que gostam do ambiente e desejam aproveitar o visual deslumbrante que é proporcionado pela união da areia, do mar e do céu. Nessa ocasião, os modelos de vestidos de noiva a seguir são os mais indicados.

1. Modelos com transparências

Quando o casamento acontece na praia, muitas noivas preferem não usar calçados e, assim, sentirem-se livres naquele ambiente. Para complementar tal sensação, tecidos transparentes são ótimas escolhas para compor o vestido.

As peças podem ser mais simples, com longas fendas que exibem as pernas e permitem melhores movimentos, ou até mesmo com uma mistura de detalhes bordados no busto e saias fluidas com transparências.

2. Vestidos com bastante bordado

A escolha do vestido vai depender, também, do estilo da noiva. Então, é possível exagerar um pouco mais nos bordados quando o casamento acontecer na praia. A noiva pode gostar de se destacar e ser o centro das atenções — o que não é nenhum problema, já que esse dia deve ser especial e inesquecível, não é mesmo?

Fazenda

Casamentos na fazenda também são muito escolhidos, principalmente por noivas que preferem um estilo mais romântico. Uma decoração cheia de flores silvestres vai compor perfeitamente com os grandes campos de gramados e bosques que fazem parte do visual desses lugares. Uma excelente escolha de vestido é:

3. Vestido com muita renda

Justamente pelo estilo romântico que uma cerimônia na fazenda costuma irradiar, um vestido com muita renda vai deixar a noiva perfeitamente adequada. Neste caso, também é possível ousar um pouco no decote, para equilibrar com o tecido usado — caso a noiva goste da ideia.

Cerimônia em locais fechados

Ainda são inúmeros os casais que preferem realizar a cerimônia de casamento em locais fechados, mesmo que o evento aconteça durante o dia. As igrejas e capelas são as opções preferidas, mas o estilo do vestido de noiva deve acompanhar, além do lugar, o horário.

A seguir, vamos comentar sobre as melhores opções de vestido para cada um desses locais.

Igreja

Como mencionado acima, a igreja continua sendo o local favorito das pessoas que decidem se casar. O que vem mudando é o horário escolhido: as cerimônias estão ocorrendo cada vez mais durante o dia.

Então, é preciso tomar alguns cuidados ao escolher o vestido para esse momento, principalmente pela menor rigidez que um casamento de dia transmite. É aconselhável fugir dos modelos muito volumosos e com saias estilo princesa — tais peças são mais indicadas para eventos noturnos. Veja algumas opções interessantes:

4. Vestidos longos e saias com pouco volume

Como a igreja é um local fechado e cheio de tradição, é aconselhável que o vestido seja longo, mas com saias menos volumosas. Caso a noiva goste de um estilo mais romântico, pode-se usar um pouco de renda, mas sem exageros. Outro cuidado a ser tomado é evitar os decotes mais ousados.

5. Modelos com tecidos leves

Vestidos que deixam o corpo mais coberto também ficam muito bem numa cerimônia na igreja. Para deixar o visual mais adequado ao horário, o ideal é usar tecidos leves e fluidos, que deixarão a noiva confortável para aproveitar todas as etapas do casamento.

Cartório

Não podemos nos esquecer dos casais que optam pelo casamento apenas no civil. A cerimônia acontece no cartório, com poucos convidados e em um tempo mais curto.

Mas não é por isso que a noiva precisa abrir mão de usar um vestido especial para a ocasião. Algumas dicas são:

6. Vestidos mais curtos e estampados

Vestidos com saias de menor comprimento são perfeitos para cerimônias no cartório, principalmente durante o dia. Para deixar o modelo ainda mais bonito e com o estilo da noiva, podem ser usados tecidos estampados — com temas florais, por exemplo — ou em tons pastéis, como azul, verde ou rosa.

Salão de festas

A última opção é quando a cerimônia e a festa acontecem em um mesmo lugar, como um salão de festas preparado especialmente para o momento. Assim, acaba existindo uma liberdade um pouco maior para que a noiva escolha seu vestido, levando em conta principalmente o estilo da decoração do local. Uma boa dica é:

7. Vestido longo com menos detalhes

A ideia é explorar modelos mais tradicionais, com belos decotes e tecidos mais lisos. A peça fica bonita e elegante, não sendo exagerada para usar durante o dia.

Evite muita informação, como brilhos e saias volumosas. Para complementar, é só escolher a maquiagem certa e se preparar para a festa.

Ao escolher um vestido, o mais importante é levar em consideração os desejos da noiva. Por isso, é fundamental dedicar um bom tempo ao momento de procura pelo modelo, para que a pressa não seja um fator decisivo e acabe levando à eleição de uma peça que pode não se tratar da melhor opção.

E então? Gostou de nossas dicas para escolher o melhor vestido para casamento de dia? Esperamos que este post tenha sido esclarecedor, mas, caso ainda restem dúvidas, basta entrar em contato conosco. Ficaremos muito felizes em poder ajudar nesse momento tão marcante de sua vida!

Assine a nossa newsletter!