corsage para madrinhas

Corsage para madrinhas: entenda a história e significado desse acessório!

Apesar de ainda não ser um acessório muito usado pelas noivas do nosso país, a história do corsage é antiga e cheia de simbolismos. Conta-se que ele tem origem europeia, e seu uso foi iniciado ainda na idade média. À época, o adorno era utilizado com o objetivo de disfarçar os maus odores, já que, devido ao frio, os banhos não eram tão frequentes. No entanto, também se dizia que era para afastar os espíritos ruins.

Com o passar do tempo, o corsage ganhou popularidade em diversos países. Esse é o caso, por exemplo, dos Estados Unidos — local onde ele passou a ser uma tradição em bailes de formatura. Lá, é costume os rapazes entregarem o item como um presente para as garotas, sendo uma forma de demonstrar o respeito que sentem.

Gostou desse breve histórico, quer entender o significado atual do corsage, e ainda ter acesso às dicas para escolher o melhor modelo para o seu casamento? Continue a leitura!

O que é o corsage e qual seu significado?

O corsage é um pequeno arranjo floral que, geralmente, é usado no pulso esquerdo. Mas, em alguns casos, ele também pode ser usado na roupa da cerimônia. Além disso, não existe uma regra específica que dite como o adorno deve ser. A maior parte dos modelos, no entanto, é confeccionada com tecidos leves, rendas, pedrarias e flores delicadas.

Assim como antigamente, o uso desse adereço traz um forte simbolismo ainda nos dias atuais. Agora, a diferença é que ele é uma espécie de presente que a noiva dá para as mulheres mais importantes da sua vida — ou seja, aquelas que têm um lugar em seu coração. Daí vem a simbologia do corsage ser usado no pulso esquerdo.

No mais, por ser uma forma de demonstrar gratidão e consideração, a responsabilidade de confeccionar o adorno é sempre da noiva. Por isso, uma dica interessante é nunca entregar o corsage de surpresa. O ideal é que as mulheres que vão usá-lo no casamento saibam com antecedência, assim será mais fácil combinar o adereço com os seus vestidos e acessórios.

Quem pode usar esse acessório?

Lembra que falamos da tradição dos rapazes americanos entregarem o corsage em bailes de formatura? Bom, a moda de dar o adereço para as mulheres mais importantes da cerimônia — como uma forma de diferenciá-las das demais convidadas — também veio dos Estados Unidos.

No país, já é costume padronizar os trajes das madrinhas e damas de honra e, com o tempo, o corsage acabou entrando nessa prática. Por isso, hoje vemos o hábito do adorno ser entregue às mulheres que possuem um lugar de destaque na celebração. No caso, são as damas de honra, madrinhas e, claro, as mães e avós dos noivos.

Como escolher o corsage perfeito?

Agora que você já conhece o lindo significado do corsage e sabe quem pode usá-lo na cerimônia, que tal descobrir como escolher o modelo perfeito para o seu casamento? Falaremos disso logo abaixo!

Observe o estilo da cerimônia

Um erro que você não pode cometer ao escolher o modelo do corsage é se esquecer de adequá-lo ao estilo da cerimônia. Afinal, o objetivo é que o item traga um charme a mais para o casamento, desde que ele não chame a atenção de uma forma exagerada.

Caso a celebração seja realizada em um local fechado e pequeno, por exemplo, o ideal é priorizar flores menores e mais delicadas. Já para um casamento ao ar livre, você pode optar por um corsage que traga um estilo mais campestre. Por outro lado, cerimônias clássicas pedem algo mais discreto. Nesse caso, vale usar o item preso no lado esquerdo do vestido.

Fique atenta aos vestidos das madrinhas

Outro ponto importante que deve ser observado é o look das madrinhas. É comum que as noivas ofereçam uma paleta de cores ou determinem uma cor específica para os vestidos dessas mulheres. Essa é até uma boa estratégia para facilitar a escolha do corsage, pois fica mais simples definir um modelo que não destoe das vestes.

Porém, se você preferir deixar que as madrinhas escolham livremente as cores dos seus trajes, a dica que temos é a seguinte: opte por modelos de corsage com flores em tons claros e neutros. Além disso, em relação aos detalhes e enfeites do adereço, também é interessante dar preferência às pérolas. Assim ele pode ornar facilmente com os demais acessórios que as madrinhas podem usar no grande dia.

Considere o seu gosto

Já que o casamento é seu, nada mais justo do que considerar o seu gosto na hora de escolher um acessório tão especial, certo? Obviamente, isso pode ser feito, desde que se leve em consideração também os outros pontos que citamos. Afinal, o corsage é um presente seu para as mulheres que você ama — então, é praticamente um pedacinho de você mesma.

Por isso, sim: você pode optar pelas cores, tecidos, enfeites e flores preferidas! Contudo, é preciso cuidado para que o adorno não se destaque demais no casamento e acabe roubando a atenção que deveria estar em você. No mais, além de combinar com o traje das madrinhas, é interessante que o corsage também se adéque ao vestido da noiva. Isso traz mais harmonia para a celebração.

Preze pelo conforto

Para finalizar, a última dica que temos é: tenha muito cuidado com o conforto das mulheres que vão utilizar o corsage. Lembre-se de que ele é um presente que será dado por você com muito carinho, assim, é essencial evitar que ele cause incômodos ou constrangimentos às pessoas presenteadas.

Nesse sentido, verique se o acessório é pesado demais, se ele limita os movimentos do braço ou se dificulta a ida ao toalete. Observe também se o item pode ser ajustado ao pulso para que não fique apertado e nem caindo. Por fim, escolha materiais que não pinicam a pele ou que possam causar algum tipo de irritação.

Viu como o corsage é um acessório incrível para usar no seu casamento? Além de ter um simbolismo lindo, esse adorno pode ser facilmente combinado com o gosto dos noivos. Vale ressaltar que ele pode ser feito de flores naturais ou artificiais. A escolha de qual opção é melhor para a cerimônia é sempre do casal!

Curtiu o conteúdo e quer ficar por dentro das novidades do mundo dos casamentos? Então, não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber mais dicas direto no seu e-mail!

Nenhum Comentário

Comentar

×