Penteados de noiva: como combinar com o vestido

Entre os diversos preparativos para um visual da noiva impecável em seu grande dia, o penteado é um dos pontos que mais merecem atenção. Nada mais natural, já que todo mundo quer sentir-se deslumbrante em um momento como esse – e não dá para negar que isso tem uma relação direta com o rosto e o cabelo).

Se antes a maioria das mulheres explorava o tradicional coque, hoje, as possibilidades são muito diversas — aspecto que costuma trazer ainda mais dúvida e confusão. Para saber como combinar os penteados de noiva com o vestido e com o estilo que você tem, leia este artigo até o final e inspire-se!

Considere o estilo do vestido em primeiro lugar

Quem não quer errar em uma escolha desse tipo deve começar pensando no look de uma maneira mais completa, já que isso tem uma relação direta com a harmonia do visual. Por isso, comece considerando o modelo do vestido que escolheu, pois uma coisa é fato: ele é o grande protagonista do visual.

Caso ele tenha detalhes com pedrarias, rendas ou outras opções que chamem atenção, então o indicado é optar por algo mais básico nas demais escolhas, como o penteado. Isso porque o vestido já chama atenção por si só.

Nesses casos, o cabelo pode ser usado preso em um coque ou rabo de cavalo (sendo que a opção está muito em alta) para destacar o modelo. Entretanto, a opção mais acertada deve também considerar o perfil do rosto.

Pense no perfil do rosto

Assim como a escolha do vestido tem uma relação direta com o tipo de corpo, o perfil do rosto também deve ser analisado quando o assunto é a escolha de penteados de noiva. Essa é uma maneira de valorizar o que você tem de melhor e, caso seja necessário, disfarçar alguns incômodos.

Se a noiva tem as maçãs do rosto acentuadas, um penteado semi-preso pode ser uma excelente alternativa. Veja, a seguir, algumas dicas relacionadas ao tipo de rosto e os penteados recomendados.

Redondo

Opções de penteados com cabelos caídos costumam ser muito boas para esse público, tendo em vista que ajudam a diminuir as maçãs e alongar a face. Uma dica é deixar um pequeno volume na parte superior e lateral para ter resultados ainda mais ideais.

Oval losango

Quem tem o rosto oval losango pode seguir com penteados que produzam volume para o topo da cabeça ou ainda um pouco abaixo. Além disso, os coques laterais com tranças ou mechas também costumam cair bem.

Quadrado

Quem tem o rosto com o perfil mais quadrado pode prender o cabelo sem dificuldades. O tradicional coque na parte de traz da cabeça é ótima alternativa, pois evita que o cabelo roube a cena e cubra o rosto. Além disso, vale pensar em alternativas para prender o cabelo segundo seu desejo e perfil.

Triângulo / retângulo

Para fechar, vamos falar desses formatos menos comuns. No caso do rosto mais triangular, é bom optar por uma das opções de penteados de noiva com volume na base do rosto. Já no caso dos retangulares, você pode usar franja e volume nas laterais, além de topetes e penteados semi-presos.

Descubra seu tipo de rosto

Depois de entender o que combina com cada tipo de rosto, pode ser que esteja se questionando qual é o seu perfil, certo? Caso não saiba, prenda o cabelo e vá para frente do espelho. Comece com um momento de observação e tente perceber. Se ainda assim estiver difícil, comece a desenhar as linhas do seu rosto no próprio espelho e observe como ela ficou.

Uma alternativa que costuma trazer os mesmos efeitos é tirar uma foto do celular e realizar o contorno do rosto. Aplicativos, como o Instagram ou Snapchat, facilitam muito o processo. Essa é uma forma mais fácil perceber seu perfil de rosto.

Tenha o dia e horário da cerimônia em mente

A escolha dos penteados de noiva também deve levar o horário da cerimônia em conta. Aqueles que querem algo mais despojado devem optar por vestidos e penteados que façam sentido e conversem com esse tipo de cerimônia. Nesse caso, algo mais ousado pode ser muito bem-vindo, como com penas, flores e outras opções.

Por outro lado, quem optou por algo mais tradicional (como um casamento em igreja e recepção noturna em salão) pode investir em opções com brilhos, pedrarias, tiaras e coroas. Tudo depende do que você espera e deseja para esse momento.

Para fechar, vale destacar que o cabelo solto também pode funcionar muito bem. Embora não seja muito comum, ele ganha cada vez mais espaço. As tranças simples ou outros detalhes podem ser muito indicados para ocasiões mais informais e/ou simples.

Considere os acessórios

Os acessórios são outros aspectos muito importantes quando o assunto é a montagem do look da noiva — e também devem combinar com o penteado e vestido.

Algumas noivas optam pelo uso de uma guirlanda de flores, por exemplo, mas é bom repensar como usar um acessório desse tipo. Nesse caso, uma opção mais clássica (como um coque) não combina, então é preciso adaptar outro penteado para que tudo caia bem e tenha harmonia entre si.

Somado a isso, lembre-se de considerar também se vai usar brincos, anéis ou outros acessórios. Eles também devem conversar com o estilo escolhido para o momento e promover a harmonia do look.

Pense no decote e comprimento do cabelo

Para fechar as dicas sobre o que considerar, é bom lembrar-se de que esses dois fatores influenciam diretamente nos tipos de penteados de noiva disponíveis. Afinal, se seu cabelo estiver muito curto, então as opções podem ser significativamente reduzidas. Por outro lado, se estiver grande demais, também pode inviabilizar alguns modelos.

Sabendo disso, pense no decote do vestido de maneira complementar. Procure por um penteado que harmonize com o decote e os detalhes escolhidos por você.

Depois de ler este artigo e entender o que considerar na hora de definir os melhores penteados de noiva, selecione uma opção que harmonize com seu biótipo e as demais escolhas. Aspectos como o vestido, a maquiagem, o sapato e o tipo de rosto fazem toda diferença e devem estar devidamente adequados.

Se você gostou das dicas que compartilhamos aqui e quer acompanhar outros materiais, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo. Encontramos você por lá!

Nenhum Comentário

Comentar

×