casamento boho

Casamento Boho: como adotar esse conceito no grande dia?

Visto como uma das tendências mais atuais entre noivos, o casamento Boho é a aposta certa para quem deseja sair do tradicional sem perder a elegância e o romantismo do casório. Esse estilo de cerimônia tem como principal característica a presença de elementos rústicos que lembram o ar campestre, por isso a natureza é personagem fundamental em casamentos que seguem essa tendência.

Por buscar inspiração no universo hippie, o estilo Boho apresenta um toque de informalidade, simplicidade e leveza para o matrimônio. Entre as suas características, também podemos citar a forte presença de rendas, cordas, flores variadas, folhagens, madeira e outros elementos artesanais.

Achou interessante e quer saber como aplicar esse conceito no seu grande dia? Continue a leitura e confira as dicas que listamos sobre como organizar um casamento Boho perfeito!

Aposte nas luzes

Se o casamento Boho for realizado à noite ou em um fim de tarde, itens que não podem faltar na decoração são as luzes. Elas criam um clima romântico e intimista, ao mesmo tempo em que trazem um ar de requinte e aconchego ao ambiente. Além disso, na hora das fotos, um cenário bem iluminado faz toda a diferença.

Existem diversas maneiras de acrescentar pontos de luz na sua decoração. Você pode, por exemplo, investir nas chamadas fairy lights — luzes pequeninas semelhantes às de Natal — ou apostar em lustres metalizados em formatos geométricos. Utilizar luminárias japonesas penduradas em árvores ou trabalhar com velas suspensas pelo ambiente também são excelentes opções!

Abuse das flores

Enaltecer a natureza: essa é umas das ideias centrais do casamento Boho. Por isso, as flores são encontradas em abundância nesse tipo de cerimônia. O ideal é que elas sejam delicadas e coloridas, pois isso ajuda a criar um ambiente com estilo campestre. Também é indicado escolher uma boa variedade de espécies de flores para deixar a decoração o mais natural possível.

Não se preocupe em “pesar a mão”: as flores podem ser colocadas em todos os cantos! O objetivo é preencher o máximo possível de espaços vazios, assim os arranjos podem ser colocados nas mesas dos convidados, na área de doces, ao longo da passarela da noiva etc. Outra dica interessante é incluir guirlandas de folhas e flores entre os enfeites.

Opte por cores quentes

Outro ponto marcante do casamento Boho é presença de cores fortes e quentes, afinal, um dos objetivos desse estilo de cerimônia é trazer descontração e jovialidade para a celebração. É fundamental escolher uma paleta de cores marcantes, que seja capaz de fornecer um clima outonal para o ambiente.

Para seguir essa tendência, você pode optar por tons de laranja, vermelho e bege. Para as noivinhas mais românticas, o marsala e o rosa aliados aos tons off-white são boas recomendações. Além deles, também é indicado utilizar cores como azul, roxo, amarelo, verde e dourado.

Faça um penteado despojado

Naturalidade e leveza são palavras-chave quando se trata de um casamento Boho, e isso também se aplica ao penteado da noiva. Ele não deve ser sobrecarregado, pesado ou muito “arrumadinho”, pelo contrário: o interessante aqui é trazer algo mais desconstruído.

Para transmitir essa ideia, tenha o cuidado de escolher um penteado que dê movimento e liberdade para os fios. Você pode apostar em um cabelo todo solto ou com detalhes trançados. Caso queira, pode até usar uma trança completa, desde que ela tenha um aspecto mais desarrumado. Por fim, também fica lindo incluir alguns acessórios para cabelos simples, como adornos com flores.

Prefira vestidos minimalistas

Assim como o penteado, o vestido da noiva também deve ser leve e descontraído para combinar com esse estilo de celebração. Modelos princesa, tecidos pesados ou vestidos carregados de brilho não caem bem aqui. O mais indicado é investir em um modelo minimalista.

Vestidos com renda, transparência, fendas ou com bordados diferenciados são ótimas escolhas. Se você quiser ousar um pouquinho, uma boa dica é optar por um vestido curto ou por um modelo que traga detalhes coloridos, mas sem exageros. Pedrarias e brilhos também podem estar presentes, desde que seu uso seja bastante moderado.

Coloque uma tenda na cerimônia

O uso de tendas na celebração é uma das características mais charmosas do casamento Boho. A tenda é um elemento simples, mas que traz informalidade e aconchego de uma forma elegante. Para contar com esse item na sua decoração, você pode escolher entre dois tipos de tenda: a gazebo e a teepee.

Basicamente, a tenda gazebo é montada com tecidos leves e fluidos, e enfeitada com variados arranjos de flores, sendo muito utilizada como o altar da cerimônia e podendo ter formatos e tamanhos diferentes. Já o modelo teepee é uma espécie de barraca inspirada nas tendas dos índios norte-americanos. Ela conta com uma estrutura de madeira em forma de cone e pode ser utilizada como lounge ou altar.

Aposte no mobiliário rústico

O último detalhe que requer atenção no casamento Boho é o seu mobiliário. Obviamente, a mobília escolhida não pode destoar do restante da decoração, pois isso quebraria o clima de leveza e naturalidade, tão importante nessa celebração. A dica aqui é buscar móveis rústicos e antigos, aqueles com uma cara bem vintage mesmo, sabe?

Nesse sentido, lembre-se de incluir essencialmente móveis de madeira antiga, com aspecto desgastado, porém elegante. Nada de incluir mesas, cadeiras e sofás de metal ou outros materiais. A preferência deve ser sempre por móveis que despertam uma certa nostalgia, trazendo um clima caseiro.

Depois de todas essas dicas, temos certeza que você vai ser capaz de preparar um casamento Boho perfeito! Vale ressaltar que é necessário ter atenção aos demais detalhes, como o convite e o buquê, afinal, esses elementos não devem fugir do estilo da cerimônia — ou seja, precisam ter um ar mais rústico. No convite, é interessante trabalhar com detalhes em renda, couro ou cordas. Já o buquê deve trazer flores campestres, que transmitem leveza e suavidade.

Gostou de saber um pouco mais sobre o casamento Boho e quer ficar por dentro de outras dicas sobre cerimônias? Que tal descobrir as vantagens de casar em setembro?

Nenhum Comentário

Comentar

×