Buquet de noiva

Buquê de noiva: como escolher o melhor para meu dia especial?

Quando o assunto é a preparação do casamento, existe uma infinidade de detalhes que deve ser levada em conta. Além de questões como local, buffet e música, o look da noiva demanda muita atenção.

A escolha do vestido, tipo de penteado e sapatos são apenas alguns exemplos. São muitos detalhes que precisam ser planejados e, entre os principais deles, está o buquê de noiva. Esse acessório faz toda diferença, mas escolher nem sempre é tarefa fácil, tendo em vista que existem muitas opções disponíveis.

Se você quer saber o que considerar nesse momento e, assim, garantir a melhor escolha possível, então está no lugar certo. Leia este artigo até o final e inspire-se!

Qual é a importância do buquê de noiva?

Antes de partirmos para os aspectos que você deve considerar, é importante entender um pouco melhor sobre a história do buquê de noiva. Para você ter uma noção melhor, o surgimento desse acessório provavelmente aconteceu na Grécia antiga, e ele sempre carregou consigo uma simbologia importante.

Ainda naquele tempo, a junção de grãos e ervas tinha como objetivo sinalizar uma união frutífera para os casais. Vários deles acreditavam que isso atrairia bons fluidos e, de forma complementar, afastaria o famoso mau olhado.

Essa lógica permaneceu até a Idade Média, quando as flores ganharam um novo tipo de função (assim como o casamento). Nesse período, os casamentos passaram a acontecer preferencialmente nos meses de Maio e Junho, período de primavera no Hemisfério Norte. Esse era um momento com maior oferta de flores e, como a temperatura começava a esquentar, permitia que as pessoas tomassem banho.

Nesse tempo, os buquês também tinham a função de disfarçar o odor corporal. Justamente por isso, eles se tornaram mais elaborados e passaram a explorar flores mais diversas.

O peso da Era Vitoriana

A Era Vitoriana trouxe ainda mais força para os buquês das noivas. Como as pessoas não falavam tão abertamente sobre os sentimentos naquele período, a tarefa acabou sendo transmitida para esse acessório.

Foi nesse tempo que muitas flores passaram a ter significado – como a simbologia da paixão representada pela rosa vermelha, os cravos como símbolo de fertilidade e outras variações). Interessante, não é?

Quais são os tipos mais comuns?

Depois de entender a relevância do buquê para a celebração do casamento, pode ser que esteja querendo saber quais são os tipos mais comuns, certo? Conheça alguns que listamos a seguir.

Redondo

Esse é um dos modelos mais procurados. Como o próprio nome indica, ele é redondo e simula metade de uma esfera. O diâmetro costuma medir menos de 30 centímetros, e sua composição é realizada por flores pequenas. Ele pode ser uma ótima alternativa para casamentos simples ou ainda para vestidos com saias elaboradas ou volumosas.

Assimétrico

O buquê assimétrico tem sido de grande inspiração nos últimos anos. A ideia aqui é formar um modelo com diversos tipos de flores com um aspecto “bagunçado”. Na verdade, elas só parecem estar assim, pois foram devidamente planejadas. Esse tipo de buquê representa uma ótima pedida para noivas com decotes mais fechados ou ainda vestidos simples — assim o protagonismo da entrada fica com o acessório.

Silvestre

Esse é um dos buquês que mais está na moda. Isso porque pode ser composto por qualquer tipo de flor da estação — o que faz com que seja casual, mas com um caimento muito bonito. Quem sonha com um casamento tipo boho (como aqueles casais que optaram por locais como o campo ou ar livre) costuma amar esses modelos!

Cascata

Para fechar a lista, não poderíamos deixar de falar do modelo de cascata. Como o nome sugere, as flores caem como se estivessem em cascata e são uma ótima pedida para noivas altas. Esse modelo pode ter um aspecto perfeito, se combinado com as flores certas.

O que levar em consideração nesse momento?

Como você pode perceber, os modelos de buquê para noivas podem ficar melhor ou pior — tudo depende de alguns aspectos. Para ter uma escolha ainda mais acertada, veja o que deve considerar.

Pense no vestido que vai usar

A entrada da noiva é um dos momentos mais importantes, e toda mulher merece sentir-se deslumbrante em uma experiência assim. Para acertar, procure saber que tipo de buquê combina com o vestido de casamento que você escolheu.

De forma complementar, lembre-se de que a escolha do vestido também deve considerar seu tipo de corpo. Esse aspecto pode parecer despretensioso, mas faz com que você se sinta melhor e mais segura (além de destacar suas qualidades).

Leve sua personalidade em conta

As noivas têm perfis muito diferentes. Aquelas que são mais tradicionais, por exemplo, costumam optar pelo buquê redondo, mas a noiva romântica pode sentir-se muito atraída pelo modelo cascata (já que a disposição faz parecer que as flores estão caindo no chão e conferem um romantismo para o momento).

Esse é apenas um exemplo, mas que demonstra como o perfil também deve ser analisado com calma! Pense no modelo que tem uma aderência maior à sua personalidade.

Pesquise sobre as flores da temporada

As estações do ano também proporcionam tipos de flores diferentes. Uma dica é procurar pelas flores da estação, já que essa é uma maneira de garantir opções mais bonitas e, de quebra, com preços mais acessíveis.

Veja outros detalhes

Outros aspectos também devem ser analisados, como o local da cerimônia, horário do casamento e tipo de celebração. Como já tratamos outras vezes aqui no blog, é muito importante que todos os detalhes e as definições tenham sinergia e conversem. Essa é uma forma de os convidados perceberem que tudo foi pensado e planejado com cuidado.

Depois de ler este artigo e entender um pouco melhor a história do buquê de noiva e o que considerar na hora de planejar o seu, não deixe de colocar essas dicas em prática. Assim, você garante ainda mais harmonia para esse momento tão relevante da sua vida!

Para continuar informando-se sobre as tradições de casamento, leia agora mesmo nosso artigo com as principais delas. Nos encontramos por lá! Até!

Nenhum Comentário

Comentar

×