Vestido dama de honra: o que considerar na hora de escolher?

A preparação de um casamento costuma consumir muito a noiva. Nada mais natural, já que são vários detalhes para decidir e diversos alinhamentos a serem feitos. Entre tantas atribuições, um aspecto pode ficar para a última hora: a escolha do vestido dama de honra. Ele é muito significativo, já que elas entram logo antes da noiva e devem já combinar com o estilo do casal e da celebração.

Se você quer saber alguns aspectos que precisam ser levados em conta na hora de encontrar o melhor vestido para essa situação, então leia este artigo até o final. Vamos lá?

Comece considerando o local e horário

Antes de definir o vestido da dama de honra, o primeiro passo é refletir um pouco sobre os detalhes da cerimônia. Isso porque essa é uma forma de fazer com que tudo funcione de maneira mais harmônica, como o tecido, presença de brilhos (ou não) e outros detalhes do tipo.

Se a celebração for a noite, por exemplo, uma possibilidade é explorar tecidos mais nobres e modelos com brilhos ou bordados. Já nos casamentos diurnos, é importante usar peças mais leves.

local também interfere diretamente e deve ser observado. Se for realizado ao ar livre, como na praia, então os vestidos podem ser ainda mais despojados, curtos e confortáveis. Caso aconteça na igreja ou em um ambiente mais formal, então o modelo deve ser adequado.

Tenha tempo para a escolha

Uma noiva tem muitos aspectos para considerar antes do seu grande dia, portanto, se não quiser ficar desesperada, é bom buscar pelo vestido com o máximo de antecedência possível (e assim evitar o estresse).

Caso opte por alugar o vestido, então o recomendado é que a procura pelo modelo ideal aconteça mais ou menos três meses antes do casamento. Isso pois, normalmente, é preciso fazer duas provas para garantir que o tamanho e o comprimento estão conforme o esperado, principalmente se tratando de crianças.

Se a sua decisão envolver mandar confeccionar o vestido, então a sugestão é que dê início aos procedimentos com 4 a 5 meses de antecedência. Assim você consegue avaliar o modelo, cor, tecido e outros detalhes com calma.

Pense na estação do ano

período escolhido para a cerimônia também deve ter atenção, já que as condições climáticas são um aspecto importantíssimo para quem quer garantir que as damas fiquem confortáveis.

Caso seja um tempo mais frio, então uma opção é apostar em modelos mais encorpados, como veludo ou sobreposições (como boleros ou casacos que tenham relação com o vestido). Por outro lado, quem casa nos períodos mais quentes deve seguir a lógica inversa, ou seja, estabelecer tecidos leves (como a seda, algodão e organza).

Tenha em mente o estilo dos noivos

Como adiantamos, o estilo do casamento também pode (e deve) influenciar todos os outros aspectos. Se você sonha com uma cerimônia mais romântica e tradicional, por exemplo, precisa seguir com uma linha de vestido. Entretanto, se gostaria de algo mais moderno e despojado, pode decidir por outras alternativas.

Esse aspecto pode parecer despretensioso, mas faz toda diferença na seleção do vestido dama de honra. Em um momento como esse, é importante que todos os trajes estejam em sintonia, pois trazem ainda mais beleza para a celebração.

Procure uma cor ideal para o vestido dama de honra

Foi-se o tempo em que as damas deveriam usar branco como a noiva. Hoje a realidade mudou e existem várias opções disponíveis de vestidos no mercado, com diversas cores e estampas. Eles combinam muito com a cerimônia ao ar livre, mas também devem ser pensados com calma.

O vestido dama de honra precisa levar em conta a paleta de cores escolhida para a decoração. Ele não necessita ser da mesma cor (para que elas não fiquem “misturadas”), mas também não pode estar totalmente destoante. Caso opte pelo branco, lembre-se de trazer alguns detalhes coloridos. Eles conseguem conferir muita beleza para as crianças, além de ser uma forma de diferenciar o vestido.

Se acontecer de as damas terem idades diferentes, um caso a se pensar é variar a coloração dos vestidos segundo a idade de cada uma delas. É claro que os modelos devem conversar entre si, mas podem ter cores diferentes.

Esteja atenta ao cumprimento e ao tecido

O comprimento do vestido também merece atenção, principalmente se o casal tiver definido apenas crianças para o papel de damas. O ideal é que o vestido não cubra os pés, mas fique no limite do osso do tornozelo. Ainda assim, caso o casamento seja ao ar livre, então o comprimento pode ser menor. Um corte abaixo do joelho é muito bem-vindo e pode ajudar a evitar acidentes e dar mais mobilidade.

O tecido é outro aspecto que deve ser considerado, pois é o responsável por garantir o caimento perfeito. Tudo isso faz muita diferença em um visual bonito e confortável — independentemente da idade da dama. Entre os modelos mais indicados, temos a renda, cetim e organza de seda.

Respeite a idade da dama

Hoje as damas de honra podem ter as mais variadas faixas etárias (e não levar isso em conta pode tornar tudo mais difícil). Prova disso é que é comum encontrar dama adolescente parecendo criança ou criança parecendo adolescente devido às escolhas do vestido.

Portanto, opte por vestidos que respeitam a idade. Caso elas sejam crianças, então um modelo que reflita a ternura dessa idade é uma ótima alternativa. Já para as damas adolescentes ou adultas, os vestidos podem ser menos elaborados.

Considere os acessórios e sapatos

Para garantir o look como você espera, é bom empregar sapatos e acessórios que combinem com o vestido usado. Os sapatos coloridos estão cada vez mais em alta, mas isso depende muito do seu gosto pessoal e estilo dos noivos.

Entre os acessórios, é bom alinhar se elas devem utilizar algum tipo de anel, colar, maquiagem e outros detalhes pertinentes. Para o cabelo, peças como tiaras, guirlanda de flores, fitas, laços e mini-rosas são algumas das alternativas possíveis. Pense no que traz mais harmonia para a celebração e siga em frente!

Depois de ler essas dicas, ficou bem mais fácil saber o que considerar na hora de pesquisar o vestido dama de honra, não é mesmo? Lembre-se de ponderar sobre tais aspectos e assim tornar esse momento ainda mais mágico!

E claro: escolha uma estilista de confiança para fazer o vestido, assim você vai garantir os melhores resultados. Se possível, é interessante que o vestido da dama de honra seja feito no mesmo lugar que o da noiva.

Caso queira seguir assim e conferir mais beleza e harmonia para esse momento, entre em contato conosco. Contamos com toda infraestrutura para atendê-la!

Nenhum Comentário

Comentar

×