dicas para escolher fornecedores de casamento

7 dicas para acertar na contratação dos fornecedores de casamento

O casamento é um momento de muita emoção e felicidade para os noivos, mas também de várias preocupações e responsabilidades. Elas vão desde a escolha do local da cerimônia até a busca pelos fornecedores de casamento ideais, passando pela preparação da noite de núpcias e escolha do buquê.

Nessa hora, realizar uma boa pesquisa no segmento, consultar conhecidos de confiança e pedir indicações de pessoas que realizaram esse tipo de evento recentemente são práticas importantes para não tomar uma decisão equivocada. Mas isso não é tudo. Existem alguns detalhes que devem ser observados com atenção para garantir uma boa escolha.

Então, quer descobrir como é possível escolher os fornecedores de casamento certos para que seu grande dia seja inesquecível? Basta continuar a leitura para conferir as dicas que preparamos!

1. Defina seu orçamento

O primeiro passo para acertar na escolha dos fornecedores de casamento é, sem dúvidas, delimitar o orçamento que tem disponível. Afinal, são tantos gastos que envolvem esse momento especial — como o aluguel do local da festa, o vestido da noiva e a viagem de lua de mel — que, se seu orçamento não for bem definido, o casamento pode gerar alguma complicação financeira. Você não quer isso, certo?

Sendo assim, antes de iniciar sua busca, reserve um dia para fazer as contas e colocar as despesas no papel. Verifique quanto você pretende gastar com cada preparativo, seja o buffet, a decoração, o vestido ou a lua de mel. Após isso, faça também sua lista de convidados. Mais tarde, isso ajudará você a identificar quais fornecedores estão dentro do seu orçamento e que conseguem atender à sua demanda.

2. Planeje com antecedência

O planejamento antecipado é essencial para que você consiga contratar os melhores fornecedores de casamento presentes no mercado. Lembre-se de que, em geral, os profissionais mais renomados possuem agendas lotadas e dificilmente estarão disponíveis para contratações de última hora.

Além disso, quanto antes começar o planejamento, mais tempo você terá para solucionar os imprevistos que podem acontecer durante esse período de organização. Por isso, indica-se que a busca pelos fornecedores mais adequados seja iniciada com, no mínimo, um ano de antecedência. Assim, os noivos terão tempo suficiente para verificar contratos e orçamentos, agendar visitas e organizar cada detalhe do grande dia.

3. Solicite mais de um orçamento

Após organizar uma pequena lista com seus fornecedores de casamento preferidos, é chegado o momento de solicitar os orçamentos. Recomendamos que você tenha, pelo menos, três para cada tipo de fornecedor. Isso porque, nessa etapa inicial, é importante ter várias alternativas para analisar as que oferecem o melhor custo-benefício.

Também é necessário verificar quais são as formas de pagamento e se algum desconto é oferecido, além de questionar quais custos correspondem a quais serviços. Por fim, lembre-se de seguir seu planejamento financeiro, mas tenha em mente que, muitas vezes, o barato pode sair caro. Preços extremamente baixos podem sinalizar uma baixa qualidade nos serviços prestados. Então tenha cautela!

4. Atente-se ao contrato

Antes de fechar o negócio com qualquer fornecedor, analise cuidadosamente os contratos, pois tudo deve estar perfeitamente esclarecido para que não haja nenhum aborrecimento depois. Por isso, leia atentamente os documentos, buscando entender as cláusulas inseridas e verificando os serviços que estão inclusos no pacote.

É interessante que essa leitura seja feita com o fornecedor presente, pois assim você poderá tirar as dúvidas que surgirem no momento. No mais, não se esqueça de observar se existe alguma cobrança extra que pode ser inserida, os dias em que os produtos serão entregues e os horários de trabalho da equipe no dia do evento. Por fim, questione se o contrato possui alguma cláusula sobre desistência de algumas das partes e o valor da multa que ela gera.

5. Dialogue com os fornecedores de casamento

Manter uma relação franca e mais íntima com seus fornecedores de casamento é um dos pontos-chave para que tudo corra bem durante a organização do evento. Não tenha medo de conversar abertamente com as empresas e os profissionais da área, mostrando quais são seus receios e desejos. Isso ajudará a estabelecerem uma relação de confiança.

Além disso, nada melhor do que uma boa conversa olho no olho para perceber se você realmente simpatiza e fica à vontade com o profissional. É importante que vocês estejam em sintonia nesse momento. Afinal, até o grande dia chegar, existe uma jornada longa de trabalho, e eles trilharão junto a você.

6. Verifique os prazos

Atrasos e entregas incompletas são um verdadeiro pesadelo para os noivos, não é mesmo? Por isso, antes de escolher os profissionais para organizar seu casamento, verifique os prazos com os quais eles podem trabalhar.

O ideal é contratar apenas empresas que não façam as entregas na última hora, a não ser que seja estritamente necessário. Já no caso do buffet, por exemplo, é interessante avaliar se o fornecedor aceita encomendas que vão além do que a estrutura da empresa é capaz de trabalhar, pois isso certamente acarretará em atrasos.

7. Observe seu estilo e gosto pessoal

Você já tem um estilo de casamento definido em mente? Então, não se esqueça de levar isso em consideração na hora de escolher os fornecedores. É fundamental que você defina a linha que deseja seguir, observando o tipo de decoração, o vestido da noiva e das madrinhas, o local da cerimônia, entre outros. Isso porque nem todos os fornecedores conseguirão atender a determinados estilos com a expertise necessária.

Caso esteja planejando seguir uma linha mais vintage, por exemplo, os fornecedores que trabalham com uma proposta mais moderna não são indicados. Analisando seu gosto pessoal e buscando encontrar empresas que se alinhem ao que deseja, dificilmente você correrá o risco de se desapontar e poderá ter o casamento que sempre sonhou!

Agora você já sabe como é possível acertar na contratação dos fornecedores de casamento, pode arrasar no seu grande dia! Mas, antes de nos despedirmos, gostaríamos de ressaltar que a escolha certa nesse momento é a garantia de uma celebração memorável, que será capaz de encantar você e seus convidados. Por isso, não tenha pressa e certifique-se de analisar todos os pontos que citamos.

E aí, curtiu as dicas que selecionamos e quer saber ainda mais sobre o universo dos casamentos? Então, não se esqueça de assinar nossa newsletter. Assim, você ficará por dentro de todas as novidades do assunto!

Nenhum Comentário

Comentar

×