Conheça 8 cuidados com o vestido de noiva depois do casamento

Depois do tão sonhado grande dia, muitas noivas gostam de manter o vestido usado. Os motivos são os mais diversos e envolvem o valor sentimental, a esperança de reutilização em uma possível renovação de votos ou ainda a intenção de passar para a filha anos mais tarde.

O que poucas pessoas se lembram é que guardar um item desse tipo envolve certos cuidados. Trata-se da melhor maneira de preservar cor, forma e condições do modelo diante da ação do tempo.

Se você quer conhecer alguns deles e assim manter em dia seu vestido de noiva depois do casamento, está no lugar certo. Leia o artigo até o final e fique informada sobre como agir em uma situação desse tipo. Vamos lá?

1. Comece procurando por possíveis manchas

É normal que o vestido tenha adquirido algumas manchas depois da cerimônia. Afinal de contas, você se movimentou, ganhou vários cumprimentos, dançou, brindou a união e foi a estrela da noite.

Sabendo disso tudo, é natural que o vestido tenha sujado  e isso merece muita atenção, principalmente para quem quer mantê-lo por mais tempo. A melhor forma de começar é procurando qualquer tipo de mancha e, em seguida, tratar uma por uma, pois essa é a maneira mais indicada de evitar que elas marquem o modelo.

2. Considere o melhor tipo de lavagem para o tecido

Os vestidos de casamento podem contar com tecidos e texturas um tanto quanto diferentes! Para saber como seguir com o melhor tratamento, uma dica é analisar o tipo de tecido e a fibra que compõem, tendo em vista que isso já ajuda muito como os procedimentos que virão a seguir. 

Outra dica importante envolve analisar a etiqueta, já que muitas delas contam com instruções para lavagem e higienização. Assim fica mais fácil evitar qualquer tipo de dano ao vestido e, de quebra, garantir que ele continue lindo depois da cerimônia.

3. Invista na limpeza completa 

Depois do tão sonhado grande dia, a melhor solução para preservar o vestido de noiva depois do casamento é investir em uma lavagem (e o mais indicado é que ela acontece o mais rápido possível). Isso porque, como adiantamos, algumas manchas e/ou sujeiras podem acabar ficando definitivas nas fibras com o passar do tempo.

O ideal é contar com a ajuda de uma lavagem a seco, entretanto, nada de achar que essa é a única alternativa! Caso o orçamento tenha ficado apertado depois das celebrações, então uma alternativa é lavar em casa mesmo.

Lembre-se que a melhor forma de fazer isso é a mão, então separe algum tempo para isso, pois o processo pode ser longo. Outra dica importante é usar o sabão neutro para evitar qualquer tipo de transtorno.

4. Conte com a ajuda de alguém especializado

Caso ainda tenha um orçamento extra, então uma alternativa é contar com a ajuda de quem entende do assunto e já realiza esse tipo de serviço. Procure por alguém que tenha as técnicas que limpeza e embalamento para garantir que o seu vestido de noiva continue lindo e preservado por muito tempo.

Embora algumas pessoas falem que isso é bobagem, não dá para negar que qualquer serviço pode ter resultados melhores quando é feito por alguém especializado. Como você deve imaginar, a realidade não é diferente no caso da limpeza do vestido de noiva. 

5. Guarde o vestido da forma recomendada

Engana-se quem pensa que os cuidados acabam depois que o vestido está limpo. Feito isso, você precisa ter um lugar para guardá-lo com segurança e uma capa de tecido ou TNT é uma ótima pedida. Essa é uma forma de manter a qualidade das fibras e dos bordados sem que o modelo tenha contato com a umidade.

Por outro lado, é importante investir em uma capa que consiga proteger o vestido e, ao mesmo tempo, permitir que o ar passe. Essa é a maneira de evitar que o temido bolor não seja criado. Para fechar, tenha cuidado para que ele não amasse, pois isso prejudica os acabamentos.

Para fechar, caso esteja pensando em guardar em caixas, uma opção é colocar o vestido em um saco à vácuo. Essa é uma maneira de reduzir o volume e reduzir o espaço que ele vai ocupar. É importante ainda que ela seja de papel acid free, um tipo de material diferente que não tem reação ácida e que é resistente à água.

6. Lembre-se de lavá-lo

Por mais que você tenha guardado o vestido de noiva depois do casamento completamente limpo, ele acaba se sujando. Muitas pessoas não acreditam que isso acontece, mas a verdade é que ele pode sim ficar amarelado no decorrer dos dias.

Para evitar situações desse tipo, é importante guardar em um local escuro, sem incidência de luz e, de forma complementar, tirar para “respirar” duas vezes por ano. Em uma dessas vezes, uma boa pedida é lavar para que ele permaneça bem cuidado.

7. Tome cuidado com as traças

Quando o assunto é a preservação de alguma coisa, é importante ter em mente os cuidados que deve adotar com as traças. Elas podem acabar com o vestido (e de forma ainda mais rápida se o modelo for de algodão ou seda).

Por isso, entre os cuidados para manter o modelo em dia, é importante colocar algumas bolas de naftalina para afastar a possibilidade de aparecimento delas. Esse é um método simples, mas que ajuda a manter esse grupo longe do seu tesouro!

8. Faça reparos e costuras logo depois do uso

Outro cuidado importante para fazer com que ele fique preservado por mais tempo é realizar os reparos e costuras necessários depois do grande dia. É natural que algumas linhas se soltem ou até que o vestido se rompa em alguns lugares, mas tudo isso pode ser corrigido de forma mais fácil se for feito de forma rápida. 

Essa é uma forma de evitar qualquer outro tipo de desgaste (ou ainda que o tecido continue rasgando). Portanto, nada de perder tempo em uma situação dessa!

Agora que você já sabe que cuidados adotar com o vestido de noiva depois do casamento, tenha em mente que precisa colocar cada um deles em prática. O vestido é uma peça delicada e que demanda muitas atenções e cuidados, mas pode sim ser preservado por muitos e muitos anos! 

Para ter resultados ainda melhores, pense na opção de contar com serviços qualificados de lavagem e reconstrução. Caso ainda não tenha alguém para realizar esses cuidados, então entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você!

Nenhum Comentário

Comentar

×