Checklist de casamento: o que não pode faltar no grande dia

Montar um checklist de casamento é uma das melhores maneiras de se organizar para o grande evento. Como a tradição envolve inúmeros preceitos e itens para correr atrás, é sempre importante contar com um bom planejamento para que tudo saia de acordo com o esperado.

Sendo assim, nada melhor que montar uma lista com todas as tarefas que precisam ser executadas. Dessa maneira, é possível visualizar com mais clareza o que já foi realizado e o que ainda está por vir.

Neste post, vamos mostrar as principais responsabilidades de uma organização de casamento, para que você possa ordená-las em uma checklist. Quer descobrir uma forma de simplificar a preparação para o seu casório? Então não deixe de ler este post!

Checklist de casamento

Como visto, uma das maiores vantagens do checklist é a oportunidade de ter uma melhor dimensão das tarefas em andamento. Desse modo, é ainda mais interessante organizá-las de acordo com o prazo que leva para serem feitas e com a urgência.

A seguir, confira algumas ideias para inserir em sua lista de tarefas para o casamento!

Escolha do local

Depois do pedido, a data e o local são as primeiras coisas que devem ser pensadas para começar a planejar uma cerimônia matrimonial. A princípio, é preciso avaliar as crenças do casal, afinal, algumas religiões apenas permitem as celebrações dentro do próprio templo.

Sendo assim, confirme a disponibilidade de um padre, pastor, rabino ou demais celebrantes para a realização da sua união. Em seguida, busque seguir todos os preceitos de acordo com a sua crença e defina um local para realizar o evento.

Além disso, caso você decida se casar na igreja e fazer a festa em outro lugar, pesquise os salões disponíveis na cidade em que será realizado o matrimônio e solicite um orçamento.

Defina um orçamento

Como um evento desse tipo pode envolver muito dinheiro, é importante definir o investimento que o casal pretende fazer e procurar por fornecedores que atendam ao valor disponível. Desse modo, todos os gastos precisam ser equilibrados, a fim de ter um controle da economia.

Entrega dos convites

Com a data e local definidos, chegou a hora de fazer a lista de convidados. Para isso, é preciso pensar se vocês pretendem ter uma cerimônia intimista ou se preferem uma festa com muitas pessoas.

Caso a primeira opção seja considerada, é interessante chamar apenas a família e os amigos mais próximos. Já se vocês estão em busca de muita companhia, lembre-se das pessoas com quem têm proximidade e façam uma lista.

Em seguida, entre em contato com cada uma delas e combinem uma maneira de entregar os convites. Além disso, muitos casais, ultimamente, optam por fazer eventos em redes sociais, onde os convidados confirmam presença. Dessa maneira, cabe aos noivos escolherem a opção mais viável.

Prova do vestido de noiva

Agora chegou o grande momento: decidir o modelo do vestido de noiva. Não tenha medo de experimentar diversos estilos, desde que você encontre a peça que atenda às suas expectativas.

Além disso, procure por um estilista de qualidade, para garantir que a sua roupa terá um bom caimento, costura e tecido. Assim, você não precisa se preocupar com as chances de o vestido não ser da maneira que sonhou.

Contratação do fotógrafo

Registrar bons momentos com cliques fotográficos é uma supertendência. Para garantir ótimos registros, nada melhor que buscar um bom fotógrafo. Portanto, procure portfólios de artistas da região e analise os estilos de fotografias que vocês mais se identificam, antes de realizar a contratação.

Seleção do cardápio

A procura do buffet ideal também é uma fase importante da organização do casamento. Dessa maneira, tenha em mente o cardápio que deseja servir e busque por fornecedores que são especialistas nesses pratos.

Além disso, tente fazer uma reunião para estipular todos os seus desejos e provar amostras dos alimentos. Não se esqueça também de firmar um contrato com todos os profissionais escolhidos.

Planejamento da decoração

decoração é outra parte de grande destaque em uma celebração. Além do mais, o buquê faz parte desse planejamento. Dessa maneira, encontre as suas flores favoritas e solte a criatividade para ter grandes ideias de enfeites. Só não deixe de contratar profissionais especializados para realizar esse trabalho e tirar mais um peso de suas costas. 

Reserva do hotel para noite de núpcias

Apesar de a cerimônia e a festa serem momentos importantes de um casamento, a noite de núpcias é a mais especial, visto que marca o início de uma vida a dois. Por esse motivo, não se esqueça de garantir um bom quarto para que esse momento seja ainda mais bonito.

Sendo assim, é necessário ressaltar a importância de fazer uma reserva antecipada, a fim de garantir o quarto dos sonhos. Portanto, não se esqueça de incluir também a organização pós-casamento na sua checklist.

Preparação das lembrancinhas

A maioria dos casais opta por oferecer lembrancinhas para os seus convidados. Assim, é possível garantir que eles vão se lembrar com carinho desse momento incrível que compartilharam.

Para isso, é interessante pensar em opções criativas e que tenham a ver com o casal. Além disso, é uma boa ideia adequar com as necessidades do ambiente. Por exemplo, se você resolveu fazer uma cerimônia ao ar livre e o dia está nublado, que tal oferecer guarda-chuvas para os convidados e evitar que eles se molhem, caso chova?

Ademais, é possível unir o útil ao agradável, como apostar nas cabines fotográficas para festas. Assim, enquanto os convidados se divertem tirando fotos, eles ainda podem levar uma recordação desse grande dia.

Escolha da música

Os músicos são outra escolha importante, tanto para a solenidade quanto para a comemoração. Sendo assim, tente decidir entre orquestras ou cantores, bandas ou DJs, entre outras opções. Lembre-se também de escolher aquela música especial para tocar depois do “sim”.

Como você pôde ver, montar uma checklist de casamento pode ser um pouco trabalhoso, mas, certamente, é de grande utilidade para a organização do evento. Portanto, não deixe de elaborar a sua lista com as principais tarefas para a preparação desse dia.

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Então aproveite e assine a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade do blog!

Nenhum Comentário

Comentar

×