Quanto tempo antes do casamento devo ver o vestido?

Os preparativos para o casamento são muitos — e quem não quer ser surpreendido pela falta de tempo precisa se envolver em um planejamento consistente. Como o mercado é muito competitivo, deixar as coisas para depois pode dificultar e reduzir as opções disponíveis.

As dúvidas são inúmeras, incluindo quando fechar o espaço, em que época começar a fazer contato com o buffet, como preparar a lista de convidados e diversas outras questões. Pois bem: a realidade não é diferente quando o assunto envolve “quanto tempo antes do casamento devo ver o vestido”.

Se você tem esse tipo de questionamento, mas quer se informar de uma vez por todas, continue lendo nosso post. Vamos juntas mais uma vez?

Quanto tempo antes do casamento devo ver o vestido, afinal?

Quando o assunto se refere à escolha do vestido, é necessário dedicar um tempo para isso. Nada mais natural, já que você precisa pesquisar e decidir o modelo antes da peça em si. É isso mesmo: embora muitas noivas saiam em busca do vestido dos sonhos, é bom pensar que o primeiro passo envolve a escolha do modelo.

A média de tempo suficiente para pesquisas do tipo costuma envolver 12 meses antes da data do casamento, mas algumas noivas podem acabar se aditando (ou atrasando) demais — nenhum dos casos é indicado. Isso porque alguns aspectos devem ser analisados antes de fechar o modelo (os quais detalharemos melhor no tópico a seguir).

Ainda assim, saber quanto tempo antes do casamento você deve começar a pesquisar pelo vestido é uma ótima maneira de evitar a ansiedade e o estresse!

O que considerar?

Como adiantamos, existem algumas questões que devem ser levadas em conta antes de iniciar a procurar pelo vestido dos sonhos. Veja as principais abaixo.

Tipo de corpo

Comece considerando que tipo de vestido fica melhor para o seu corpo e altura. Isso porque certas opções ajudam a favorecer ou destacar determinadas partes — e é importante escolher um modelo que dê destaque ao que mais gosta em você.

Portanto, converse com pessoas que entendam do assunto e pergunte quais são os modelos responsáveis por garantir as características que fazem você se sentir ainda mais bonita. Acredite: isso faz diferença! Os profissionais também podem ajudar com o que não é recomendado para o seu tipo de corpo e altura.

Estilo do casamento

Procurar pelo vestido de noiva sem definir o estilo e o tipo do casamento é outra furada! Esses aspectos podem parecer sem sentido para algumas pessoas, mas o vestido tem uma relação direta com o horário e o local do evento. Como ambos são determinantes para o estilo do casamento, é importante que o vestido “converse” com todas essas informações.

Se você não acredita, pense em como um modelo cheio de brilhos e enfeites acabará destoando de uma cerimônia mais simples na praia. Da mesma forma, uma peça clean e sem muitos detalhes pode ser pouco para uma celebração em um salão, em épocas mais frias ou no período da noite.

Tenha em mente que o traje deve combinar com a proposta do casamento e esteja atenta a isso na hora de escolher o vestido de noiva! 

O que pode impactar na confecção do vestido?

Como você deve imaginar, certos fatores tornam um vestido mais fácil ou difícil de ser confeccionado. Elencamos alguns deles abaixo.

Tempo de produção de um vestido personalizado

Um vestido personalizado não é feito do dia para a noite! Inclusive, a disputa por tempo é uma das maiores quando o assunto é organização do casamento.

De modo geral, uma peça personalizada costuma levar de três a quatro meses para ser produzida, mas o tempo pode aumentar em períodos de alta demanda, como setembro e outubro. Vale destacar que esse procedimento geralmente envolve diversos números de provas para que tudo saia da maneira planejada nos mínimos detalhes.

Agenda do profissional que fará a peça

Os profissionais envolvidos com os vestidos de noiva estão cada vez mais demandados, portanto arrumar espaço na agenda de alguns estilistas também deve ser considerado no seu planejamento. Imagine como deve ser frustrante chegar lá e receber a resposta de que não tem mais agenda para sua data. Está longe de ser uma sensação agradável, não é mesmo?

Por isso, uma dica envolve agendar com o profissional escolhido com antecedência. Não é preciso dar início a nenhum tipo de detalhe do vestido, mas procure se certificar de que a pessoa vai desenhar e confeccionar a peça no período combinado.

Etapa de ajustes 

Quando falamos que em um período entre três e quatro meses é possível confeccionar um vestido personalizado, isso não significa que você deve começar a procurar pelo modelo apenas com esse intervalo de tempo antes do grande dia. Lembre-se de que ainda será necessário fazer reparos e algumas mudanças que sempre acabam aparecendo.

Caso opte por comprar um vestido já pronto, esteja certa de que também vai precisar realizar ajustes e adequá-lo ao seu corpo. Portanto, planeje-se para não deixar isso para a última hora e acabar passando aperto com o tempo disponível!

Tempo de produção do vestido das madrinhas (caso tenham que combinar)

Algumas noivas gostam muito da ideia de madrinhas combinando em algum sentido (no tipo de vestido, no tom ou em outros aspectos). Nessa situação, caso esteja se perguntando quanto tempo antes do casamento deve ver o vestido, tenha em mente que é preciso um planejamento ainda maior.

Lançamento das coleções

O universo da moda também conta com um período para o lançamento dos vestidos de noiva. De modo geral, ele acontece em setembro de cada ano — e representa um ótimo momento para pesquisar os modelos, conhecer as tendências e se inspirar!

É claro que isso depende muito do tempo que você tem disponível. Caso tenha optado por se casar em outubro ou novembro, por exemplo, deixar para decidir o vestido na coleção de setembro está longe de ser uma boa escolha. De toda forma, acompanhar os últimos modelos lançados pode ajudar bastante na decisão sobre o seu!

Agora que você já sabe como se planejar para a escolha do vestido de noiva, prepare-se para esse momento e evite qualquer tipo de dor de cabeça ou desgaste. Para tornar tudo ainda mais fácil, colecione referências durante a pesquisa do modelo, ilustrando da melhor forma o vestido desejado. Assim, fica mais fácil demonstrar o que você espera!

E então, conseguiu responder à pergunta: “quanto tempo antes do casamento devo ver o vestido”? Não deixe de conferir os outros materiais que temos produzido: curta a nossa página no Facebook e acompanhe tudo por lá!

Nenhum Comentário

Comentar

×