(X) vantagens de ter madrinhas com vestidos iguais

O dia do casamento é um dos momentos mais marcantes para as mulheres. Essa data também é aguardada pelos pais dos noivos que desejam celebrar uma nova fase da vida dos seus filhos queridos. Por isso, cada detalhe conta durante a preparação da cerimônia. Entre as muitas dúvidas que surgem está a possibilidade de optar por madrinhas com vestidos iguais. 

A padronização dos vestidos dessas pessoas indispensáveis deixa muitas dúvidas. Isso ocorre porque é difícil decidir entre deixar que cada uma use a peça que mais lhe agrada e valoriza o seu biotipo ou a definição antecipada para combinar com o estilo do vestido da noiva. 

Contudo, existem algumas vantagens interessantes para quem escolhe a segunda alternativa. Continue a leitura para saber mais! 

Quais são os benefícios de optar por madrinhas com vestidos iguais? 

Confira as principais vantagens de escolher vestidos iguais para as madrinhas.

1. Vestidos alinhados com a proposta do casamento 

As propostas de cenários e temas para casamento estão se tornando cada vez mais diversificadas e fugindo do tradicional.  

Dessa maneira, se você quer que o seu grande dia seja realizado em uma paisagem natural  campo, praia etc.  ou em um local fechado, é importante considerar que os vestidos das madrinhas precisam estar alinhados aos outros elementos e características da decoração.

Assim, uma das grandes vantagens de ter madrinhas com vestidos iguais é garantir que todas estarão alinhadas com a temática do casamento 

Quando elas decidem individualmente, as chances de que uma ou mais escolham um modelo, cor ou estampa diferentes são maiores. Um bom exemplo disso é quando uma escolhe um vestido estampado enquanto a maioria está com uma cor lisa. 

2. Fotos mais harmoniosas e simétricas  

Você certamente já viu fotografias de casamentos em que as madrinhas estavam com o mesmo modelo e cor de vestido. A harmonia do trabalho final fica bem superior quando comparada às fotos em que essa escolha foi feita individualmente. 

Por isso, se você é do tipo que adora que tudo esteja alinhado e perfeito, a decisão em conjunto com as madrinhas sobre quais vão ser as características das peças para o grande dia vai ser bastante agradável, além de trazer mais tranquilidade.  

Outro ponto que é beneficiado em relação à possibilidade dessas convidadas especiais estarem vestidas iguais é a harmonia em relação ao modelo do vestido da noiva. Já pensou se algumas delas escolherem um vestido que destoa muito do seu? Um bom exemplo disso é em relação ao cumprimento. Essa característica vai influenciar as fotografias do casamento 

Além do mais, se todas estiverem vestidas iguais, a noiva pode ser o destaque central com mais tranquilidade, pois as atenções de todos os participantes vão recair sobre a protagonista do momento. 

3. Destaque entre os outros convidados 

Ser madrinha é uma grande honra, já que essa atribuição faz com que as mulheres escolhidas se destaquem de todos os outros convidados e fiquem muito mais envolvidas na preparação do casamento desde o dia do “sim, eu aceito” até o momento de repetir a afirmação no altar. 

Dessa maneira, em um ambiente em que há um grupo com as mesmas características em suas vestes essa distinção se torna ainda mais clara para todos os presentes.  

As madrinhas com vestidos iguais podem ser identificadas de longe e, assim, também conseguem curtir o casamento de uma amiga querida de maneira mais intensa, aproveitando o reconhecimento concedido pela noiva. 

4. Segurança e previsibilidade 

Quando a noiva decide que as madrinhas vão usar o mesmo modelo e cor de vestido, a busca pela combinação mais adequada, as provas e ajustes são feitas, na maior parte das vezes, no mesmo local. Essa situação cria um sentimento de companheirismo muito maior do que nos casos em que cada uma cuida disso por conta própria.  

Dessa maneira, o vínculo criado entre as madrinhas e a noiva é muito mais intenso e a troca também é maior, o que contribui para que a mulher que vai se casar se sinta mais tranquila e consiga contar com o apoio do seu grupo para aliviar as suas angústias e anseios. 

Além disso, com a definição de quem ficará responsável financeiramente pelo vestido, há maior previsibilidade e segurança para a noiva.  

Se as madrinhas ficarem encarregadas de cuidarem disso, as opções podem variar bastante, pois elas podem alugar, pegar emprestado, comprar um novo ou até usar um vestido que já tenham em seu guarda-roupa. 

Existe, ainda, a opção de a noiva arcar com os custos, o que dá a ela maior liberdade para controlar o processo de escolha e fabricação ou compra dos vestidos. Todavia, para descobrir qual é a melhor opção, o ideal é reunir as madrinhas para saber como elas se sentem mais confortáveis. 

Quais são as características que podem influenciar o estilo do vestido das madrinhas? 

Algumas características devem ser levadas em consideração para escolher o vestido das madrinhas. Acompanhe!

Cores 

Na padronização dos vestidos das madrinhas, nem sempre é necessário que todas utilizem exatamente o mesmo tom.  

Uma das opções que podem democratizar mais a escolha desse aspecto é definir uma paleta de cores. Assim, cada uma fica mais à vontade para escolher o tom que mais gosta sem comprometer as vantagens citadas acima. 

Modelo 

Definidas as cores, os modelos podem variar ou podem ser pré-definidos para que, novamente, as madrinhas decidam qual querem usar.  

Dessa maneira, podem ser escolhidos, por exemplo, 3 modelos que combinam com o vestido da noiva e cada uma optar por uma das alternativas disponíveis.

É importante ampliar as possibilidades de escolha, pois nem todas têm o mesmo tipo de corpo ou se sentem à vontade para vestir determinado modelo. 

Formatos e acabamentos 

Se for decidido dar maior liberdade às madrinhas, tanto na escolha da cor como do modelo, a escolha do tecido, dos acabamentos e do formato dos vestidos pode ajudar a padronizar o grupo de maneira mais sutil. 

Por fim, é válido chamar a atenção para o fator sintonia. Para que tudo saia conforme o planejado é necessário que o grupo se sinta à vontade com as definições estabelecidas: manter a abertura e o diálogo entre todas as envolvidas contribui para que a decisão final seja bem recebida e apreciada. 

Agora que você já conhece as vantagens de optar por madrinhas com vestidos iguais, que tal compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais?  

Nenhum Comentário

Comentar

×