Não deixe o frio atrapalhar o grande dia: 5 cuidados para casamento no inverno

Você já pensou em realizar o seu casamento no inverno? Essa é uma estação de pouco destaque no Brasil, afinal, até mesmo nas regiões mais frias ainda é difícil que essa época atinja temperaturas muito baixas.

No entanto, muitos pombinhos resolvem trocar as alianças em plenos meses de junho, julho e agosto. E não é por menos, pois o clima frio oferece inúmeras vantagens para escolher uma data nesse período. Entretanto, é preciso que alguns cuidados sejam tomados.

Neste post, reunimos 5 dicas importantes para você considerar durante a organização de um casamento no inverno. Curiosa para descobrir? Então não perca tempo e acompanhe!

Cuidados necessários para um casamento no inverno

Ainda que o Brasil não chegue a temperaturas extremamente baixas quando comparadas a diversos outros países, é necessário prezar por alguns cuidados para se proteger do frio durante o inverno.

No entanto, todo o trabalho vale a pena quando pensa em comemorar a união dançando bem agarradinho com o seu noivo, não é verdade? A seguir, confira algumas dicas para garantir uma ótima organização para o seu grande dia do “sim”!

1. Opte por um modelo de vestido de noiva adequado

Vamos começar pela parte mais importante: o vestido de noiva. Apesar de os modelos de alças finas e tomara que caia serem maravilhosos, eles não são os mais indicados para usar em dias de baixa temperatura.

Na verdade, para se proteger do frio, é uma ótima ideia apostar em peças de mangas compridas. Além disso, tecidos mais encorpados são totalmente elegantes e garantem uma proteção extra, ajudando a manter uma temperatura mais agradável.

No entanto, se você sempre sonhou em entrar no altar usando um vestido sem mangas, vale a pena apostar em adornos como a estola, casacos e boleros para cobrir os ombros e poupar o contato com o clima frio. Outra recomendação é apostar em uma meia-calça para que as pernas também fiquem aquecidas.

2. Oriente o dress code dos convidados

Ao marcar um casamento durante os meses de inverno, é possível que todos esperem que o dia esteja com uma baixa temperatura. Ainda assim, é interessante orientar os convidados em relação ao dress code adequado. Essa informação pode ser reforçada nos convites ou no site do casamento. Além disso, essa dica vale para as madrinhas, damas de honra e pajens.

3. Selecione as melhores opções para servir no buffet

Um dos grandes benefícios do inverno são os diversos pratos especiais que são feitos especialmente para consumir durante essa estação. Sendo assim, por que não apostar em comidas mais calóricas para servir no buffet?

Alguns exemplos de alimentos que têm a tudo a ver com o inverno são os caldinhos, queijos, massas, carnes, risotos, entre vários outros. De bebida, é possível substituir o champagne por um drink mais quente, como o vinho — que, por sinal, cai muito bem com os pratos citados.

Além disso, você pode investir em bebidas não alcoólicas, como chás, cafés e chocolate quente. Para sobremesa, nada como um fondue, brownies e muito chocolate. Quem resistiria a um buffet desse tipo?

4. Deixe o local bem preparado

É importante não só pensar em comidas adequadas para servir no buffet, como um lugar protegido para recepcionar os convidados. É preciso procurar por um local que seja coberto e tenha possibilidade de se manter aquecido. Portanto, ambientes ao ar livre, como praias, não são muito recomendados neste caso.

Entretanto, se o seu sonho é se casar à luz das estrelas, lembre-se de oferecer proteção aos seus convidados. Uma ideia é distribuir mantas de brinde, a fim de que eles possam se manter aquecidos.

Apesar de não ser uma época com muita incidência de chuva, outra alternativa é dar guarda-chuvas, caso o dia esteja excepcionalmente chuvoso. Você pode também investir em sofás e cadeiras revestidas com tecidos quentes para que todos possam se acomodar.

Caso a região seja muito fria, é interessante investir em aquecedores portáteis. O importante mesmo é estar preparada para oferecer o conforto necessário para todos os seus convidados. Desse modo, faça um bom planejamento.

5. Escolha uma decoração que combina com a época

Outra das maiores vantagens de se casar durante o inverno é a oportunidade de montar uma decoração elegante, assim como a estação. Seguindo a dica anterior de preparar um ambiente confortável, é possível fazer isso de maneira criativa e bonita.

E se para esquentar fossem colocadas tochas ao redor das cadeiras? Assim, além de manter uma temperatura agradável, a visão fica deslumbrante. Os outros tipos de aquecedores também podem seguir uma estética agradável e que combine com o ambiente.

Outras ideias são o uso de tecidos elegantes nas cadeiras e mesas, de colorações que combinem com a época, como o vinho, roxo e demais tons frios, além da decoração com velas, que deixa o local mais romântico e ajuda tanto na iluminação quanto no aquecimento.

Principais benefícios de se casar no inverno

É possível enumerar diversos benefícios de realizar uma cerimônia durante o inverno. No entanto, isso vai depender, principalmente, do gosto do casal e da disponibilidade de tirar alguns dias de folga durante essa época. Entre as inúmeras vantagens de se casar em dias frios, podemos citar:

  • preços mais baixos, pois a procura por itens e serviços de festa matrimonial é menor;

  • ótima decoração e comidas mais gostosas;

  • roupas mais elegantes para compor os looks;

  • preservação da make e do penteado, afinal, é mais difícil suar com o frio, assim, a maquiagem e o fixador saem mais devagar;

  • além disso, o céu costuma ser mais estrelado no hemisfério sul no meio do ano. Ou seja, tudo está propício para deixar o clima muito mais romântico;

  • isso sem mencionar que o inverno é uma estação muito romântica.

Viu só como é uma ótima ideia se planejar para organizar o seu casamento no inverno? Assim como nas demais estações, isso exige um bom planejamento e paciência para pensar em todos os detalhes. Depois destas dicas, nem precisa dizer que uma cerimônia no frio tem tudo para dar certo, não é mesmo?

Curtiu este post? Quer ficar por dentro de mais assuntos nupciais? Então confira também o que é o mini-wedding, o famoso casamento intimista!

Nenhum Comentário

Comentar

×