Vestido de noiva para casamento civil? Confira 6 dicas para escolhê-lo

A noiva que não planeja o que vai vestir no dia do tão esperado “SIM” que atire a primeira pedra! Não dá para fugir: o look é importantíssimo em um momento como esse (principalmente se considerarmos que ele ficará eternizado para sempre nas fotografias).

Pois bem! Quem vai celebrar o casamento outro dia pode até achar essa escolha menos significativa, mas o vestido de noiva para casamento civil também merece atenção. E tem mais: como existem muitos modelos, é bom apostar em uma escolha bem-feita para não se arrepender depois.

Se você está planejando esse momento, então acaba de chegar à postagem certa! Conheça hoje algumas dicas que vão ajudar você a ficar ainda mais deslumbrante na oficialização da união. Vamos juntas mais uma vez? 

1. Considere os modelos mais usados

O cartório é a parte mais relevante do casamento, já que é ele que formaliza perante a Justiça Brasileira que o casal está mesmo casado. Como não exige o uso de roupas muito elaboradas para a ocasião, muitas noivas ficam sem saber o que vestir nesse momento. 

As opções podem variar entre algo mais formal e algo mais intimista, mas é sempre bom se inspirar em alguns modelos que combinem com essa ocasião. Para não errar, a melhor alternativa envolve apostar (ou ao menos se inspirar) nos modelos mais usados. Conheça alguns deles abaixo.

Tamanho médio

Entre os principais modelos está o vestido com tamanho médio e cortes mais formais. Essa é uma dica que faz toda diferença. Depois de pensar no modelo, pode seguir o seu próprio estilo para outros detalhes. 

Além dos cortes formais, todos os modelos de vestido podem seguir o desejo da noiva. Isso significa que podem ser mais despojados, elaborados, simples ou sofisticados. 

Tamanho curto

As variações mais comuns para o modelo médio envolvem os que são curtos ou longos. As duas opções são possíveis e variam muito dependendo do estilo de cada noiva e do que ela sonhou para o momento.

Ainda assim, modelos desse tipo envolvem certo cuidado! É bom ser cautelosa para não escolher um modelo muito extravagante ou curto demais, pois isso pode acabar gerando constrangimentos no cartório. 

Tamanho longo

Antes de finalizar, não poderíamos deixar de falar dos modelos longos. Algumas noivas pensam que eles são uma obrigatoriedade, mas é bom deixar bem claro não são. É claro que eles podem sim ser usados no dia, mas, como adiantamos, não precisam ser a escolha.

Ainda assim, não dá para negar que essa é uma opção comum para muitas noivas (principalmente para aquelas que terão a cerimônia civil como a única celebração ou ainda para aquelas que terão alguma recepção em seguida). Nesses casos, a escolha garante que elas fiquem com mais “cara de noiva”.

Combinação de saia e blusa

Embora não tenha um apelo tão grande, não poderíamos deixar de falar da combinação de saia e blusa como alternativa de look para casamento civil. Uma regata bordada com uma saia lápis, por exemplo, pode ser uma excelente alternativa, já que traz um romantismo que combina muito com o momento.

2. Pense no modelo do sapato

O sapato também merece atenção entre os itens que serão escolhidos, principalmente no caso em que o vestido de noiva para casamento civil deixa os pés à mostra. Nesse caso, é importante gastar um tempo com algo que combine, já que ele terá muita visibilidade.

3. Pesquise sobre os diferentes tipos de tecido

Os modelos podem ser lisos, justos, com renda ou ainda com diversos outros tipos de tecido. Algumas noivas até optam por modelos com estampas mais simples e menos chamativas  o que também pode trazer bons resultados. Alguns estilistas afirmam que as combinações de tecidos também podem ser bem positivas, como a mistura de renda e seda.

O importante é evitar estigmatizar o modelo como se ele servisse apenas para o casamento civil. Pense em um modelo que possa ser usado em outras ocasiões

4. Aposte na maquiagem ideal

A maquiagem também deve ser planejada, já que a cerimônia é um momento importante (e toda mulher quer se sentir linda). Procure uma opção que seja leve, já que o casamento acontece durante o dia, mas, por outro lado, opte por algo que mostre como você se planejou para o evento.

5. Analise uma cartela de cores que possa ser utilizada

Como já adiantamos, o vestido de noiva para casamento civil não precisa ser branco. Na verdade, esse é um momento para experimentar opções distintas, como tons pastéis e alternativas mais leves (principalmente se considerarmos que o branco é o queridinho para a cerimônia religiosa e a festa).

Quem vai optar pelas cores deve tomar cuidado para não exagerar muito nas escolhas. É importante dar preferência para opções mais neutras ou, como adiantamos, apostar nos famosos tons pastéis. Os azuis, rosas e outras cores bebês também são bem-aceitas e devem respeitar uma decisão pessoal e exclusiva da noiva para esse momento.

6. Tenha cuidado ao explorar decotes e fendas

A noiva tem liberdade de escolher muitas coisas, mas é importante ter atenção. Como o cartório é um ambiente mais formal, é bom tomar cuidado com fendas, decotes e modelos muito chamativos. Tenha em mente que esse é um ambiente jurídico, então tente não ousar demais.

Além disso, como funciona em horário comercial, lembre-se que estamos falando de modelos de vestido diurnos. Apostar em algo muito extravagante ou cheio de excessos pode acabar gerando algum tipo de constrangimento.

Agora que você entende um pouco melhor o que levar em conta na hora de fazer uma escolha acertada para o vestido de noiva para casamento civil, não deixe de colocar essas dicas em prática e tornar esse momento ainda mais memorável. Tenha em mente que as fotos e lembranças desse dia vão perdurar por muitos anos, então não deixe de escolher o vestido certo!

Se você conhece outras noivas que também precisam de dicas desse tipo, então compartilhe este conteúdo nas redes sociais. Essa é a melhor forma de fazer com que elas acessem!

Nenhum Comentário

Comentar

×