Veja como organizar uma renovação de votos de casamento inesquecível

Uma das novas tendências entre os casais é a renovação de votos de casamento. Afinal, para dois apaixonados, sempre é hora de se declarar. Mas o que exatamente significa essa cerimônia? 

De modo geral, ela não é obrigatória, mas é uma maneira que os pombinhos encontram de celebrar o amor entre os amigos e família. Nessa ocasião, são renovadas as promessas e declarações feitas pelos noivos durante o casamento. Ou seja, essa é uma maneira de resgatar toda a essência da paixão do começo da união.

Quer saber mais sobre como organizar uma renovação de votos de casamento? Então não perca este post!

Quando fazer a renovação de votos de casamento?

Diferentemente das bodas de casamento, a renovação de votos não tem nenhuma regra ou um tempo determinado para ser realizada. Geralmente, os casais preferem fazer quando completam um aniversário redondo, como 10, 20, 30, entre outros anos de casado. No entanto, isso fica a critério de cada pessoa.

Onde esse evento pode ser feito?

Da mesma forma, essa cerimônia não exige nenhuma regra, como em um casamento. O evento pode ser realizado dentro de uma igreja ou templo religioso, pode ser feito em um jantar com a família, em um restaurante, bar e uma infinidade de lugares.

Algo interessante é escolher um local simbólico para o casal. Assim, toda a ocasião fica mais especial e atinge o objetivo que é celebrar a parceria. Já pensou em renovar as promessas no lugar em que se conheceram?

Outra alternativa é fazer uma viagem para um destino que desejavam ir há muito tempo. Desse modo, dá até para aproveitar e fazer uma segunda lua de mel diretamente onde os votos foram renovados.

Alguns lugares que têm um ar totalmente romântico e propício para relembrar a chama do amor são cidades como Holambra, Fernando de Noronha, Jericoacoara, ou até mesmo países como Portugal, Grécia, Tailândia, entre outros.

Como fazer esse tipo de celebração?

Teoricamente, não é necessário nada, além da vontade do par de realizar essa celebração. E isso pode ser usado a seu favor. Como não há uma tradição definida, nem expectativa alguma por parte dos convidados, a comemoração pode ser totalmente personalizada e única.

Dessa maneira, aproveite a liberdade para criar uma festa do jeito que você sempre sonhou. Quer uma sugestão? Que tal uma cerimônia intimista? Assim, só quem acompanhou de pertinho o desenvolvimento do casal estará presente para comemorar.

Depois de pensar em um lugar, você pode chamar um celebrante, seja um líder religioso ou alguma pessoa especial na história dos noivos, para que possa conduzir a celebração de renovação. Lembre-se também de escolher um bom fotógrafo para registrar esse momento.

Além disso, não se esqueça de preparar o seu discurso. O ideal é que ele não se estenda demais, nem seja um texto tirado da internet. Aproveite o momento para montar uma profunda declaração, com todo o sentimento que você tem, e mostrar o quanto o seu parceiro ainda é especial para você.

Que tipo de decoração escolher?

É interessante pensar em uma decoração que tenha relação com o local escolhido para comemorar. Ou seja, vamos supor que você tenha escolhido uma praia. Para isso, escolha itens rústicos e que proporcionam calma. Ademais, cores claras e estampas náuticas têm tudo a ver com essa escolha.

Já se o lugar selecionado foi um bar, por exemplo, vale a pena apostar em objetos mais modernos e que se relacionem bem com o clima do ambiente, como discos, pôsteres, garrafas, entre outros.

Quais as opções de vestido?

Como falar de renovação de votos de casamento, sem falar de vestido, não é mesmo? O traje de noiva é uma peça muito importante para o dia do grande “sim”, e para a renovação não é diferente.

No entanto, não existe um padrão. Afinal, o branco tradicional já deixou de ser obrigatório até mesmo nas cerimônias de casamento. Por isso, pense em um look que tenha a ver com o seu estilo e com a história do casal. É interessante também combinar a decoração com a sua vestimenta.

Algumas sugestões são o uso de cores claras, para manter o clima de casório no ar. Você pode apostar também em trajes mais sucintos, como aqueles usados em casamentos civis. Além do mais, por que não usar novamente o seu vestido de noiva? Seria interessante para relembrar o dia da união.

Que tipo de buffet escolher?

Por questões de praticidade, é interessante escolher um buffet que tenha o costume de organizar eventos de renovação de votos. Afinal, essa celebração tem algumas diferenças das tradicionais festas de casamento.

Primeiramente, como a tendência é ter menos convidados, não é necessário organizar um evento muito grande, com muitas comidas, mesas e espaço. Além disso, que tal selecionar um cardápio que tenha a ver com o casal?

Por exemplo, se vocês forem vegetarianos, uma seleção de opções exclusivamente veggies seria uma ótima ideia. O contrário também vale, se os noivos adoram um churrasco, por que não investir em uma festa com bastante carne?

Você pode também adequar o buffet de acordo com o local escolhido. Imagine um evento em uma casa de campo, nesse caso, frutas e comidas rústicas, coloridas e um ar bucólico combinam totalmente, não é mesmo?

Desse modo, não há ideia melhor que deixar a criatividade rolar solta para escolher, tanto a decoração, quanto o buffet para a cerimônia de renovação dos votos de seu casamento.

Como elaborar o convite?

Ainda seguindo a linha intimista, o convite também pode ser simples e direto. Pense em um design que possa surpreender os convidados, afinal, não são todos os casais que optam por renovar os votos de casamento.

Vocês podem, inclusive, fazer um flashback do convite original do casamento e se inspirar nas mesmas cores, desenhos e padrões. Só não deixe de explicar do que se trata esse evento, fazendo com que todos entendam o que está acontecendo (não, não é um déjà-vu).

Como você pôde ver, a renovação de votos de casamento é uma ótima ocasião para celebrar todos esses anos de união e comemorar com as pessoas que fizeram parte de sua história. Não há regras para festejar o amor, portanto, sinta-se livre para deixar a criatividade guiar as suas ideias!

Gostou deste post? Então não deixe de ver também 6 destinos incríveis para renovar os votos de casamento!

Nenhum Comentário

Comentar

×