7 cuidados que precisam ser tomados na lavagem de vestido de noiva

Tanto faz se o objetivo é guardar ou reutilizar: a lavagem de vestido de noiva merece atenção redobrada, a fim de preservar todos os detalhes da peça. Embora muita gente pense que isso parece impossível, dá pra lavar a roupa sem danificá-la, desde que algumas orientações sejam cumpridas.

Como trajes de casamento costumam ter tecidos nobres e adereços marcados pela delicadeza, a limpeza não pode ser feita de qualquer jeito. No entanto, existem determinados truques que permitem lavá-lo até mesmo em casa.

Ao longo do post, listamos os melhores truques para lavar o seu vestido de noiva. Ficou curiosa para conhecer as sugestões? Basta continuar acompanhando! Fique conosco e boa leitura!

Sete cuidados necessários ao lavar vestido de noiva

Além de contar com um tecido delicado, o vestido de noiva, na maioria dos casos, tem uma coloração bem clara. Por esse motivo, é comum que ele aparente estar mais sujo que o normal após a comemoração. 

Para deixá-lo totalmente limpo da forma correta, ponha em prática as dicas a seguir!

1. Deixe o vestido de molho

Depois de você se divertir até o amanhecer na festa do seu casamento, o tecido pode ficar manchado ou aparentemente encardido. Um tempo de molho figura como ótima alternativa para que a sujeira se solte com mais facilidade.

Colocar um pouco de sabão neutro para acelerar o processo, por exemplo, é outra boa opção. Deixe o detergente agir por cerca de 30 minutos e, em seguida, enxague a peça verificando se todas as manchas saíram. 

Caso ainda não esteja branco como você gostaria, ponha novamente de molho. Se as manchas forem mais grossas, vale a pena deixá-lo em repouso por um período maior, desde que não passe de duas horas.

Além disso, é pouco indicado colocar o vestido para quarar — colocar de molho debaixo do sol —, pois a temperatura acelera a ação do sabão e as fibras do tecido correm riscos de danos dependendo da fragilidade.

2. Esfregue de maneira delicada

Durante a lavagem, pode ser necessário esfregar a peça para que ela fique totalmente limpa.

Nesse sentido é fundamental a delicadeza, buscando evitar problemas na estrutura, como rasgos, arranhões e afins.

3. Conheça o tipo de lavagem correta para o tecido

Antes de tudo, é importante observar o tipo de tecido que compõe o vestido, assim como os adornos. Como vimos anteriormente, alguns materiais são mais frágeis e se danificam com maior facilidade. Por isso, deve-se ter ciência do tipo de lavagem ideal para cada trama.

No geral os materiais mais finos, como seda, cetim e linho, não costumam ser indicados para lavagem com produtos fortes. Vale lembrar, ainda, que bordados e rendas não precisam de muito para romper, portanto evite colocá-los em máquinas de lavar.

4. Verifique se a lavagem a seco é viável

Uma das opções de lavagem para vestidos é a modalidade a seco. Nesse caso não se usa água, mas um produto solvente para realizar a limpeza.

Peças que contêm tules e bordados exigem um cuidado maior durante a manutenção. Trata-se, então, de uma excelente alternativa para lavá-las adequadamente e mantê-las conservadas.

5. Evite produtos químicos

Produtos químicos como alvejantes, água sanitária e afins não são indicados para a lavagem de vestido de noiva. Como o tecido é nobre, essas soluções podem causar manchas permanentes ou deixar os fios amarelados, danificando a veste.

Por isso, dê preferência para o emprego de um sabão neutro e água. Apenas esses dois itens são suficientes para concluir a limpeza de maneira adequada, reduzindo as chances de prejudicar o material.

6. Faça a secagem adequada

Máquinas como secadoras ou centrífugas não figuram entre as mais comuns para realizar a secagem da roupa em questão. Explica-se: esse tipo de aparelho executa um movimento em alta velocidade, capaz de danificar o tecido e os acessórios da peça, por exemplo.

Portanto, tente sempre secá-la de modo natural. Além disso, é importante evitar o contato com a luz do sol, procurando a sombra sempre que possível. Para pendurar o vestido de noiva, prefira cabides em vez de prendedores.

7. Guarde com cuidado

Por último, o modo de guardar a peça é importante para preservar as suas características e a limpeza. Uma das formas mais práticas de fazer isso é usando o TNT como método de cobertura.

Esse material tem bastante passagem de ar entre as tramas, favorecendo bastante a ventilação e impedindo o acúmulo de umidade na vestimenta.

Benefícios de contar com profissionais especializados

Conforme percebemos até aqui, lavar um traje de noiva em casa não é exatamente uma missão fácil. O ideal mesmo consiste em procurar por profissionais especializados, principalmente se a peça é bem trabalhada, tem um tecido nobre ou recebe muitos adornos.

Confira, a seguir, alguns dos benefícios de contar com a ajuda de profissionais para a lavagem de vestido de noiva!

Segurança 

Lavanderias especializadas conduzem todas as etapas do procedimento com a segurança necessária, certificando-se de que o produto não sofrerá dano. Além disso, eles são capazes de identificar com maior facilidade os materiais adequados para usar no tecido em questão.

Garantia

Outra vantagem que praticamente toda lavanderia oferece aos clientes é a garantia da lavagem. Sendo assim, caso aconteça algum imprevisto e a peça sofra danos, você tem a certeza de que será devidamente ressarcido pelos problemas causados no traje.

Materiais adequados 

Além de uma mão de obra adequada, estabelecimentos que disponibilizam serviços de lavagem da veste de noiva têm as máquinas e os produtos corretos para executar esse processo. Desse modo, as lavadoras, secadoras e funcionários oferecem funções específicas para a limpeza dos tecidos sensíveis.

Existem inúmeras maneiras de realizar a lavagem de vestido de noiva. No entanto, é importante priorizar as que reduzem os riscos de danos para a sua vestimenta. Afinal de contas, a peça fez parte do seu grande dia e, por isso, merece ser guardada carinhosamente como recordação, verdade?

E aí, gostou das informações do post? Então aproveite que está por aqui e entre em contato conosco! Podemos ajudar você na limpeza do seu vestido!

Nenhum Comentário

Comentar

×