Melhor mês para se casar: como escolher o seu?

Depois do tão sonhado pedido de casamento, muitos casais começam a se preparar para a celebração. Entre as diversas decisões que devem acontecer nesse tempo, uma está entre as mais importantes: a escolha do melhor mês para se casar.

Como você deve imaginar, essa é uma decisão particular e que muda muito de casal para casal. Além disso, a data funciona como um start, pois é um ponto de partida para outras questões, como o vestido, a decoração, os acessórios etc.

Para uma escolha muito mais acertada nesse sentido, veja agora mesmo as vantagens e desvantagens de cada mês. Vamos juntos nessa?

Janeiro/fevereiro

Conhecidos como os meses mais quentes do ano, esse é um período pouco procurado. Tendo em vista que essa é uma época em que muitas pessoas estão em férias e viajando, acaba tornando a celebração inviável para muitos casais.

Somado a isso, as altas temperaturas podem trazer um pouco de desconforto, além da possibilidade de chuva (que pode ser um fantasma para quem sonha com um casamento ao ar livre).

Por outro lado, por ser um período pouco procurado pelos casais, é possível que seja mais fácil encontrar preços acessíveis e fechar com o lugar que você sonhou. As negociações costumam acontecer de forma mais fácil e leve para meses menos disputados.

Março

A procura por datas aumenta no mês de março, pois ainda é verão, mas as temperaturas estão um pouco mais amenas. Por outro lado, o período é marcado por muita chuva em algumas regiões do Brasil, então é bom ter sempre um plano B em mente (principalmente para os casais que optaram por uma celebração em espaço aberto).

O melhor mês para se casar depende de uma análise de vários fatores, mas é sempre bom considerar a disputa com outros casais. Março exige atenção, mas ainda pode ser mais fácil que outras opções.

Abril

Abril marca o início de uma disputa mais acirrada (e muitos cerimonialistas defendem que pode ser um ótimo mês para o casamento). Além de a temperatura baixar um pouco, esse é o momento do fim das chuvas — o que já explica muita coisa. Como você pode perceber, uma combinação praticamente perfeita para quem sonha com um casamento em local aberto.

Se esse ponto é mais importante para você que o orçamento em si, esse pode ser o mês ideal. Uma alternativa também é gastar um pouco menos em outros contratos, como convite de casamento e decoração, por exemplo. Essa é uma ótima maneira de equilibrar o orçamento.

Maio

Conhecido como o “mês das noivas”, ele foi considerado por muito tempo como o melhor mês para se casar. A tradição tem mudado um pouco, pois o período é muito disputado e algumas pessoas não estão dispostas a esperar muito tempo para conseguir a data ideal.

E não é só isso: esse período marca um momento em que as flores são um pouco mais caras, um ponto que pode parecer um mero detalhe, mas faz toda diferença nos gastos totais. Por outro lado, entre as vantagens precisamos citar é um período de pouca chuva e com temperaturas amenas. É também um ótimo momento para viajar e curtir a lua de mel com preços mais atrativos.

Junho/julho

Esses são meses pouco procurados para celebração, então, assim como janeiro e fevereiro, podem representar uma ótima maneira de conseguir descontos. As temperaturas costumam estar mais baixas nessa época, fazendo com que muitos noivos acabem desistindo da data.

A boa notícia é que esse é um ótimo momento para explorar um vestido de noiva com mangas. E tem mais: mesmo sendo menos procurado, a estação mais fria pode proporcionar cenários lindos — e uma festa maravilhosa.

Quando o assunto é lua de mel, essa pode ser uma ótima alternativa para curtir o friozinho da serra para descansar. Caso a escolha seja o mês de julho, é importante reservar tudo com mais antecedência por conta do período de férias.

Agosto

Por muito tempo os casais não casavam no mês de agosto. Isso aconteceu devido a uma lenda em que o mês traria “desgosto” para a relação — e por mais que soe como uma bobagem, acabou difundindo-se. Para você ter noção, até hoje alguns casais evitam a data, principalmente os mais supersticiosos.

O período também é mais frio, o que faz com que haja menos disputa entre outros casais. Os valores podem abaixar bastante nesse tempo, por isso aproveite para negociar. Um ponto de atenção é quanto à lua de mel: se o sonho for Europa, é bom repensar, pois esse período é de alta temporada por lá.

Setembro/outubro

Esses meses se tornaram os queridinhos de muitas noivas e um deles costuma sempre ser o melhor mês para se casar para muitas delas. Isso significa que as datas são muito disputadas e pode acontecer uma luta grande por dia e espaço.

Como setembro marca a chegada da primavera, a decoração se torna um processo mais simples. A própria estação se encarrega de oferecer preços mais acessíveis para flores e ornamentações.

Para fechar, as temperaturas costumam ser agradáveis e as chances de chuvas são reduzidas, dois grandes diferenciais.

Novembro

Esse mês é conhecido como o período das lavandas, ou seja, pode ser mais fácil criar um ambiente colorido e bem aromatizado se for optar por um casamento no campo. Ainda assim, é bom se planejar, pois os dois feriados do mês podem dificultar algumas coisas.

Os preços da lua de mel podem estar um pouco mais baixos depois do tão sonhado grande dia. Mas é bom se preparar, pois a chance de chuva aumenta e as temperaturas começam a subir.

Dezembro

Para fechar a lista, é bom saber que a primeira quinzena de dezembro pode ser bem concorrida. O período já é marcado por um período de festas de final de ano, então alguns casais decidem aproveitar e celebrar nessa época também.

Para não ser surpreendido, lembre-se que as temperaturas estão mais altas, portanto procure alternativas para refrescar os convidados (como leques, buffet leve, coquetéis gelados etc). A lua de mel também deve ser planejada com antecedência, pois muitas pessoas viajam no período devido ao período de férias.

Depois de conhecer um pouco quais são os prós e contras de cada um dos meses do ano fica bem mais fácil decidir qual é o melhor mês para se casar, não é mesmo? Considere todos os fatores e escolha a melhor opção segundo as prioridades de vocês.

Lembre-se de que a escolha do mês depende dos desejos, necessidades e condições do casal. No final das contas, qualquer um pode ser bom para se casar desde que haja amor e cumplicidade! 

E você, já decidiu qual vai ser o mês do seu casamento? Compartilhe com a gente nos comentários!

Nenhum Comentário