Vestido para casamento no verão: o que as convidadas devem usar?

O casamento é uma data muito importante e esperada para os noivos. Os preparativos começam meses antes com a escolha do vestido da noiva, do traje do noivo e do figurino dos padrinhos e madrinhas. A cerimônia marcada para acontecer durante o verão ganha um charme todo especial e um clima de elegância e naturalidade, mas também exigem cuidados quanto à escolha do traje.

Mas afinal, como escolher certo um vestido para casamento no verão? Muitos convidados ficam em dúvida sobre como devem se vestir para essa ocasião. Apesar de a estação ser quente e pedir um traje mais leve e curto, o momento requer uma dose de formalidade.

Pensando nisso, vamos fornecer um miniguia para que você entenda como as convidadas devem se vestir em um casamento no verão. Acompanhe a leitura!

Quais são os tipos de vestidos mais indicados para o verão?

É importante escolher um modelo que ofereça conforto e elegância ao mesmo tempo. O ideal é que o traje não desrespeite os noivos e também não destoe do ambiente e nem do restante dos convidados.

Os casamentos no verão são mais liberais e permitem cores frescas e looks mais descontraídos e alegres. Essa é a melhor época do ano para apostar em acessórios atemporais e combinar conforto com elegância.

O que levar em consideração ao escolher um vestido para casamento no verão?

Horário do casamento

Na hora de escolher o vestido da cerimônia, é preciso se atentar para elementos importantes como, o turno do casamento, que horas ele começa e quando acaba. Além disso, observe o tom da pele dos convidados. Alguma exigência quanto ao traje podem ser feita no convite do casamento.

Por isso, entenda que o vestido para casamentos de dia são diferentes do modelito adequado para um casamento que vai ser realizado à noite.

As cerimônias marcadas para ocorrer durante o dia sugerem um ambiente descontraído com espaços abertos e muita luz. Por isso, os vestidos mais soltinhos, ajustados, lisos e na altura do joelho ou midi, mangas curtas ou sem manga são os mais adequados. Usar chapéu também é uma boa pedida.

O comprimento midi é elegante e traz um ar leve para o ambiente. A ocasião pede acessórios mais delicados. É importante evitar brilho e peças muito pesadas como colares e pulseiras muito chamativas.

As cerimônias realizadas no fim da tarde pedem um modelo com tecidos leves e longos, mas sem exageros. Os bordados e os brilhos são permitidos, mas com cautela.

Local do casamento

A escolha do modelo mais apropriado também tem a ver com o local do casamento. Cerimônias feitas em sítio e na praia exigem vestidos diferentes daqueles adequados a uma cerimônia realizada na igreja, por exemplo.

Celebração no campo

A natureza é o ambiente ideal para usar vestidos com rendas e estampas delicadas. É preciso preparar os convidados para o sol. Por isso, sugira um modelo fresquinho e acessórios confortáveis e leves. Saltos muito altos e grossos devem ser evitados.

As cores suaves e tecidos lisos são os mais recomendados. É possível usar estampas alegres e, ao mesmo tempo, discretas.

Celebração na praia

Os casamentos na praia são uma linda cerimônia. Os vestidos escolhidos podem combinar com ambientes tropicais e permitir a ventilação do corpo por meio de um toque leve. Por isso, é interessante apostar em modelos elegantes e confortáveis, e em acessórios discretos. As cores mais indicadas são as claras e com estampas suaves em tons pastéis.

Tecidos leves devem ser a preferência entre as convidadas e tons brilhantes como, o cetim e tafetá devem ser evitados, pois não são apropriados para a ocasião. Tecidos feitos de algodão, seda e crepe são uma boa pedida.

Se o evento for realizado na areia, rasteirinhas e sandálias abertas são permitidas.

Celebração na igreja

A igreja é um ambiente convencional e pede modelos mais tradicionais. Vestidos leves e com cores claras, combinados com acessórios e sandálias com salto costumam ser a tendência.

Quais são as melhores cores?

A cor do vestido pode se adequar à estação para dar um ar leve e moderno para a cerimônia. Assim, os tons mais vivos e quentes são recomendados para se usar durante o verão e a primavera. Por outro lado, o outono e inverno pedem cores com tons mais opacos e fechados.

Apesar de o verão pedir roupas claras e frescas, a dica tradicional é não usar vestidos clarinhos que se confundem o branco, para não concorrer com o vestido da noiva.

A cor do vestido deve ser escolhida levando em consideração o horário da cerimônia. Por isso, quanto mais cedo for o horário marcado para o início da celebração, mais claro deve ser o traje.

Os casamentos realizados durante a manhã pedem cores suaves com tons pastéis, como rosé, coral, azul bebê e turquesa, e modelos com cortes e estampas delicadas. Contrastes e estampas muito chamativas não são uma boa pedida As estampas florais são uma aposta certeira para o verão.

Caso a cerimônia esteja marcada para o final da tarde, cores opacas e mais fechadas são mais indicadas. Por outro lado, cerimônias feitas nas noites de verão são mais liberais e caem bem com tons escuros — ainda assim, preto e marrom devem ser evitados.

É permitido apostar em estampas mais extravagantes, mas com moderação. O brilho é liberado, só é importante ter cuidado com o suor que pode causar estragos.

Como evitar que a convidada se destaque mais do que a noiva?

A convidada precisa estar atenta para que a cor e o modelo do vestido não sejam extravagantes demais e chamem mais atenção do que a noiva. Além disso, trajes muito claros podem ser confundidos. Esse é o momento da noiva e somente ela deve usar branco.

Você viu que, na hora de escolher um vestido para casamento no verão, é importante ter em mente o local, o horário e o ambiente em que vai ocorrer a celebração. O clima alegre e descontraído é ideal para o momento, mas é preciso ter cautela na escolha da cor e do comprimento do traje. É indicado apostar em um modelo que combine com a estação e que seja leve, permitindo a ventilação da pele. A ideia é manter a elegância sem perder o conforto!

Você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto ou precisa de ajuda para escolher o seu vestido? Então, entre em contato conosco. Nós temos o modelo ideal para você!

Nenhum Comentário