Roupa de noivo: será que deve combinar com a da noiva?

Foi-se o tempo em que apenas a noiva chamava atenção no casamento. Embora a grande estrela do dia ainda seja ela, hoje, os homens também atraem olhares e ganham muita importância nesse dia. A preocupação com detalhes como a roupa de noivo e o sapato que será usado é cada vez mais frequente, mas ainda desperta muitas dúvidas.

É comum que as pessoas se perguntem se esse traje deve combinar com o look da noiva e até pensem que é obrigatório combiná-los. Por isso, para ajudar você a responder esses questionamentos, preparamos este post. Então, continue a leitura e não erre no visual no seu grande dia!

Afinal, a roupa de noivo deve combinar ou não?

Bem, o ideal é que a roupa do casal combine sim. Essa é uma forma de demostrar que ambos estão em sintonia e pensaram nos mínimos detalhes para viver esse dia especial. Portanto, se a noiva optou por um modelo mais exuberante, por exemplo, um terno muito simples pode destoar, do mesmo modo que um terno muito elaborado para um look menos sofisticado também não é legal. 

Por essas e outras razões é muito importante que o traje do noivo tenha um alinhamento com o tipo de vestido escolhido pela sua futura esposa. Por mais bobo que possa parecer, esse detalhe transparece alinhamento e preparação. 

Quais são as opções mais comuns?

Se o noivo ainda não sabe o que vestir, o primeiro passo é um bate-papo entre o casal. Para facilitar a escolha do traje, conheça aqui quais são as opções mais comuns. Confira!

Terno

Não dá para negar, esse é o modelo mais comum entre a maioria dos homens. Como é uma opção clássica e não sai de moda, costuma ser uma aposta certeira para usar em qualquer hora do dia. Ele é também uma ótima opção para casamento ao ar livre, por exemplo.

O terno serve para cerimônias formais ou informais, mas vale considerar bastante a escolha da cor antes de decidir qualquer coisa. Esse é um ponto que também deve ser alinhado com os padrinhos, pois eles também devem optar por tons do mesmo padrão dos noivos para que ninguém destoe nas fotografias.

Smoking ou Black-Tie

Esses trajes são um pouco mais clássicos, o que o torna uma ótima alternativa para cerimônias mais tradicionais. Caso o noivo opte por esse tipo de modelo, é interessante que os padrinhos sigam a mesma linha também. Assim, a entrada de todos os homens fica mais padronizada. 

Vale lembrar que o smoking ou black-tie tem alguns pontos em comum — lapelas em cetim, camisa branca, gravata borboleta e colete ou cinta em cetim na cintura. Essa é uma excelente forma de estar muito bem-vestido

Fraque

Para fechar as opções mais comuns de vestuários para homens, não poderíamos deixar de falar do fraque. Ele é muito explorado em casamentos ingleses durante o dia, mas passou por muitas transformações.

Aqui no Brasil, costuma ser escolhido para casamentos durante a noite, mas não é uma opção tão comum. Para quem não sabe, ele é composto por um paletó cinza escuro com calda longa, calça cinza risca-de-giz e camisa branca.

O que considerar para escolher a melhor opção?

Se você não sabe como escolher o melhor modelo para o seu tipo de casamento, descubra alguns pontos que devem ser considerados para decidir. Observe!

Local do casamento

Um casamento na igreja, na praia ou no campo pode ser bem diferente, não é mesmo? Isso porque o estilo varia do mais despojado ao formal. Se for uma cerimônia ao livre, é bom pensar em uma cor clara, com um paletó de linho ou algodão.

Caso seja mais informal, uma alternativa é usá-lo apenas com a camisa e dispensar tanto a gravata quanto o colete. Por outro lado, se for algo mais formal, o recomendado é seguir um look mais completo, o que inclui as duas peças citadas anteriormente — principalmente se acontecer no período noturno.

Personalidade do noivo

O perfil do noivo também deve ser levado em conta e respeitado nas escolhas. Isso porque optar por uma alternativa que não tenha nenhuma relação com seu estilo ou personalidade pode transmitir falta de conexão entre o casal.

Por isso, procure uma opção para fazer com que a roupa do noivo, além de combinar com a da noiva, também expresse a personalidade e desejo dele.

Escolha da cor

A cor é outro ponto que precisa ser considerado. Os tons mais claros combinam bastante com casamentos informais, assim como aqueles que acontecerão no campo. Para cerimônias no fim de tarde, os modelos com cor grafite e azul-marinho também se firmam como boas opções.

Já os noturnos pedem modelos mais tradicionais e, por isso, as cores pretas e azul-marinho seguem em alta.

Medida certa

A roupa de noivo deve estar na medida certa e devidamente ajustado ao corpo dele. É importante provar para garantir que não estará folgada ou apertada, pois o conforto é um ponto que faz toda diferença quando o assunto é curtir o grande dia. Portanto, se você não quer sentir nenhum desconforto, dê atenção a esse ponto. 

Nesse contexto, considere também o tecido ideal. Os meses mais quentes devem ter tecidos mais leves e os mais frios, opções mais grossas. Esse detalhe também ajuda muito, visto que evitará que você o frio ou transpiração excessiva. 

Agora que você já entendeu a importância da roupa de noivo nos preparativos para o casamento, não deixe de considerar todos os aspectos elencados neste post para fazer a escolha do traje perfeito. Garantir que o futuro esposo estará alinhado e elegante é uma ótima maneira de deixar tudo ainda mais bonito para o grande dia. Pode apostar!

E aí, gostou do post? Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre a roupa do noivo? Então, aproveite para conhecer também os diversos modelos de aliança. Afinal, esse também é um detalhe importante do casamento e merece atenção especial e cuidado no momento da escolha! 

Nenhum Comentário