Vestido para mães dos noivos: veja o que usar na cerimônia

Um casamento é sempre um acontecimento muito importante na vida de qualquer pessoa e, por isso, é impossível não amar esse evento. Entretanto, uma das maiores dificuldades é decidir o que vestir durante a cerimônia. O vestido para mães dos noivos, assim como elas, é de muito significado para um casamento.

As mães acompanharam cada detalhe da vida dos noivos e, na maioria das vezes, ajudam em cada decisão feita por eles para que o evento aconteça. Sem contar que, além de tudo, são umas das pessoas mais importantes para os noivos naquela ocasião.

Sabendo disso, separamos algumas dicas para que essa pessoa tão especial esteja vestindo o modelo ideal para a ocasião e que fale muito sobre a sua personalidade. Continue a leitura para conferir!

O que vestir?

A escolha da roupa das mães dos noivos é tão importante quanto a escolha dos vestidos das madrinhas e da noiva. Além de ganharem destaque no altar, serão bastante vistas durante a festa. Sendo assim, é necessário estar atenta a alguns pontos para usar o vestido correto, visto que, acima de tudo, o destaque da celebração são os noivos. A seguir, listamos algumas questões que podem ser muito úteis durante a escolha. Acompanhe.

O que pode influenciar a decisão?

A princípio, o fundamental é que as vestes das mães dos noivos sejam sóbrias, sem perder a elegância, a fim de não roubar a atenção da noiva. No entanto, é necessário que a vestimenta seja adequada com os horários da cerimônia e da festa, e que combine com o local e decoração do casamento.

Por isso, pense em algumas questões básicas: o casamento é refinado ou é um evento mais simples? A cerimônia será realizada à luz do dia, no fim da tarde ou à noite? Quais os tons mais usados na decoração do local? Qual o estilo do casamento: rústico, clássico, moderno ou outro?

Após responder a essas questões, já é possível ter em mente alguns tecidos, cores e modelos ideais para que a mãe possa usar durante a celebração.

Como se adequar à ocasião?

Com a decisão do local do casamento, é possível decidir que tipo de vestido as mães podem usar. Mas é importante ressaltar que, independentemente do local, o ideal é que se use um vestido longo de festa, a fim de respeitar a solenidade do evento.

Para casamentos na igreja, tanto os clássicos quanto os luxuosos, é interessante que se use peças com detalhes e apetrechos refinados, como pedrarias, rendas, bordados e transparências. Caso o evento seja noturno, pode até investir em brilhos sutis.

Enquanto que para cerimônias realizadas na praia, o ideal são os vestidos com tecidos mais leves e soltos, como a seda, o tule ou o musseline. Estampas florais pequenas vão bem nesse caso e as cores mais quentes, em tons discretos, também combinam com o estilo pé na areia.

Já os casamentos no campo ou na fazenda tendem a ser mais rústicos. Por isso, apostar em modelos que têm rendas, transparências e em tecidos de cores neutras é uma boa ideia para atribuir um ar mais romântico para o look.

Quais as cores e modelos para apostar sem erro?

Umas das cores mais clássicas para os vestidos das mães dos noivos são o verde e o azul. Além disso, não se tem mais a necessidade de que as mães da moça e do noivo estejam usando cores diferentes, ficando a critério da noiva e dos envolvidos. Também é uma boa ideia estar atenta à paleta de cores que as madrinhas vão usar, buscando tons que ornem com ela.

O preto também já não é mais um tabu no altar, sendo um tom bastante moderno para usar em um casamento. O ideal mesmo é escolher a cor conforme o período da cerimônia. Para casamentos diurnos, opte por cores mais neutras e discretas, já para eventos noturnos está liberado um pouco mais de ousadia na escolha da coloração.

Algo que nunca deve ser usado pelas mães ou madrinhas são as cores branco, o off white ou gelo, o champagne, o nude claro ou os tons próximos. Essas tonalidades, em um casamento, são exclusivas para o vestido da noiva.

Já a escolha do modelo tem influência no estilo, gosto e tipo de corpo de quem vai vesti-lo. Apesar de haver algumas dicas pré-definidas, como as mangas ¾, que atribuem um maior refino ao look e combinam com todo tipo de pessoa.

Um dos tipos de vestidos que as mães dos noivos podem usar é o de duas peças, que se assemelha com uma blusa e saia, embora seja uma única peça. Geralmente, a parte de cima apresenta detalhes diferentes da debaixo, proporcionando um toque elegante e moderno ao visual, além de alongar a silhueta. Um exemplo é o modelo caula.

Outro modelo interessante é o com decote V, principalmente quando a abertura é discreta. Eles também alongam a silhueta e são ótimos para pessoas de baixa estatura ou que têm ombros largos.

Outras das principais opções de vestido de festa para usar na cerimônia são os retos, tomara-que-caia, estilo sereia, bordados, com renda, com transparência e florais.

Vale a pena comprar vestido para mães dos noivos online?

Além do que comprar, também é importante, tanto para a noiva quanto para os outros integrantes do altar, definir onde comprar. E uma das opções mais modernas é a compra online.

Apesar de parecer arriscado, comprar o vestido online pode oferecer muitos benefícios, como a praticidade, variedade de opções, possibilidade de customização, economia, entre outros.

No entanto, é preciso estar atenta a algumas informações, como o material e tecido do vestido, as suas medidas precisas e as referências da loja, tal como o seu tempo de entrega, frete e possibilidade de troca ou devolução.

Como você viu, o vestido para mães dos noivos é uma peça extremamente importante para o casamento, por isso, deve ser confeccionado de acordo com o perfil da cerimônia. Uma boa dica é contar com a assessoria de um profissional da área, um estilista poderá desenhar o vestido da noiva, das madrinhas e das mães de acordo com o estilo de cada uma, sem destoar do tema da cerimônia. Mas, acima de tudo, o mais importante é prezar pelo conforto e felicidade durante o evento. Afinal, é uma celebração de amor!

Gostou de ler sobre as opções de vestido para usar numa cerimônia de casamento? Então entre em contato conosco e veja nossas opções.

Nenhum Comentário