8 principais músicas para cerimônia de casamento

Algo que pode tornar seu casamento ainda mais especial é fazer uma escolha acertada das músicas que vão tocar. Isso porque as melodias fazem conexões com a alma, trazendo um forte apelo a todos os convidados.

Você pode escolher opções que tenham relação com a história do casal e fazer de cada música uma lembrança emocionante. Mas não é só isso: vale lembrar que as músicas para cerimônia de casamento também podem (e devem!) envolver todas as pessoas presentes.

Como você pôde perceber, a trilha sonora parece um detalhe, mas, na verdade, é capaz de influenciar a ocasião e fazer com que tudo se torne ainda mais especial. É por isso que preparamos 8 sugestões de músicas para esse momento tão singular. Vamos conferir?

A associação da música certa com o momento ideal

Antes de falarmos mais sobre as opções especialíssimas que selecionamos para você, não poderíamos deixar de fazer essa associação. A melodia, a composição, o ritmo e o estilo são fatores que devem ser considerados na hora de encaixar a música ao momento perfeito da cerimônia (sendo na igreja ou fora dela).

Se você vai se casar na igreja, o primeiro passo é checar se permitem canções não religiosas na cerimônia. Algumas instituições são muito rigorosas nesse sentido, então é bom perguntar antes para já escolher as músicas para cerimônia de casamento dentro das possibilidades.

Feito isso, comece a pontuar os principais momentos desse dia tão especial e em qual deles cabe uma música. Elenque a entrada do noivo, dos padrinhos, da noiva e das alianças, além de qualquer outra ação que você considere importante.

É bom lembrar que existe um modelo padrão para todas as cerimônias de casamento, mas a ordem tem sido cada vez menos seguida. É claro que isso depende muito de como você sonhou com o momento, pois é possível seguir os modelos mais tradicionais ou, ainda, personalizar determinados itens segundo seu plano pessoal.

E tem mais: escolher tudo com antecedência é uma ótima maneira de sentir como seu grande dia será e fugir do estresse de resolver tudo de última hora. Acredite: você vai agradecer a si mesmo por ter tomado esse cuidado!

8 opções de músicas para casamentos

Quer ver algumas inspirações para sua cerimônia? Então, acompanhe os próximos parágrafos.

1. Stand by Me

Trata-se de um clássico de casamento — e prova disso é que tocou até mesmo na “cerimônia do ano” de 2018 (do príncipe Harry e da atriz americana Meghan Markle). A versão de Ben E. King é um verdadeiro encanto e pode ser encaixada em vários momentos no decorrer da celebração.

2. La Valse d’Amélie

Essa música de Yann Tiersen ficou mundialmente conhecida depois de emplacar no filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Caso você não a conheça, vale a pena gastar alguns minutos investigando um pouco mais sobre tal melodia diferenciada. Essa pode ser uma boa opção também para quem gosta das músicas instrumentais.

3. Somewhere Over the Rainbow

Uma das principais músicas para cerimônia de casamento é Somewhere Over the Rainbow. Como conta com diferentes versões, é bem provável que alguma delas consiga agradar ao casal.

Trata-se de uma opção para a entrada das damas e dos pajens, pois tem um ar mais angelical e doce. Ao lado dela, outra música que tem se tornado muito comum para esse momento que envolve as crianças é a da cantora Céline Dion para o desenho A Bela e a Fera.

4. All of Me

A melodia de John Legend é encantadora e tem tudo a ver com casamentos. Além de um ritmo muito gostoso, ela conta com uma letra maravilhosa e bastante profunda.

Para quem não conhece, a canção faz uma forte declaração de amor, na qual a pessoa é amada por tudo o que ela é. Esse é um belo discurso sobre passar por cima de diferenças e desacordos — uma inspiração para um dia tão importante quanto o do casamento. 

5. Thousand Years

A canção de Christina Perri é uma das mais escolhidas em cerimônias de casamento (nada mais natural, já que é belíssima). Ela tem sido eleita para a entrada da noiva ou a primeira dança depois de casados, mas contém um apelo bem bonito para outros momentos também.

A letra e a melodia formam uma combinação fantástica e merecem atenção quando você for escolher as músicas para essa data tão especial.

6. Your Song

Elton John é um dos maiores compositores de todos os tempos, então não poderíamos deixar de trazer ao menos uma de suas músicas como opção.

Pode parecer um pouco injusto escolher apenas uma delas, já que a lista de canções é bem extensa. Ainda assim, Your Song é diferenciada e, talvez, esteja entre as queridinhas dos casamentos.

7. Moon River

A música de Johnny Mercer é outra ótima opção para os noivos de plantão. Ela pode ser usada na versão instrumental ou cantada e é muito explorada na entrada dos pais na igreja, principalmente por se tratar de uma melodia mais suave. Assim, fica fácil garantir um momento ainda mais singular para um público tão especial!

8. Músicas de séries e filmes

Para fechar, não poderíamos deixar de trazer uma tendência: explorar músicas de séries e filmes. Essa alternativa tinha um viés um pouco mais nerd até algum tempo atrás, mas ganhou o coração de muitos noivinhos com o passar do tempo. 

Tais canções podem ser usadas para explorar algo que tenha relação com a história do casal ou, até mesmo, com os amigos (para a entrada dos padrinhos, por exemplo). A abertura de Game of Thrones é uma das principais opções para esse momento, mas as músicas de O Senhor dos Anéis, Harry Potter e Friends, por exemplo, também têm um espaço garantido!

Agora que você já viu nossas sugestões de músicas para cerimônia de casamento, ficou bem mais fácil escolher, não é? Como adiantamos, lembre-se de considerar o que tem relação com a história do casal e o gosto de vocês.

Curtiu nossas dicas e tem outras amigas ou conhecidas que estão com o mesmo dilema? Então, compartilhe este conteúdo nas redes sociais e ajude a levar informação para seus contatos!

Nenhum Comentário