Joias para noivas: como combinar com o vestido e estilo da cerimônia?

O casamento é o dia em que qualquer mulher deseja mostrar o ápice de sua beleza.
Para isso, cada detalhe do visual é de extrema importância, desde a maquiagem até os sapatos. Contudo, um deles merece destaque: as joias para noivas.

Esses acessórios dão o toque final de glamour e elegância para o look da noiva e podem ser grandes ou pequenos, brilhantes ou discretos, delicados ou inovadores. Mas, para que o visual fique perfeito, é imprescindível combiná-los com o vestido e o estilo da cerimônia. E esse é o momento em que muitas noivas ficam cheias de dúvidas.

Afinal, quais joias são mais indicadas para cada estilo de casamento? Uma cerimônia diurna também permite o uso desses acessórios? Como é possível equilibrar as joias com as ornamentações do vestido? A tonalidade do vestido influencia na escolha dos acessórios?

Ao longo deste post, você vai descobrir a resposta para essas e outras questões. Achou interessante e quer descobrir os segredos para não errar na escolha das joias e criar uma combinação incrível? Então, continue a leitura!

O estilo da cerimônia

O estilo da cerimônia tem bastante influência na escolha do vestido e das joias para a noiva. Por isso, se você quer escolher o look perfeito, é aconselhável que, antes de pensar nos detalhes do seu visual, você tenha uma definição clara do estilo do casamento. Defina se ele vai ser clássico, tradicional ou moderno, pois cada tipo tem características marcantes.

Os casamentos mais clássicos, por exemplo, pedem noivas com vestido branco e joias tradicionais, como as pérolas. Por outro lado, em um casamento mais moderno, a noiva pode escolher se vestir com um modelo off-white ou se arriscar com tecidos mais coloridos.

Os detalhes da cerimônia também são importantes nesse momento. Observe o ambiente do casamento, o horário e a decoração, pois eles vão determinar o contexto certo para a combinação. Um casamento noturno em um ambiente fechado permite que a noiva utilize joias mais extravagantes. Já uma cerimônia na praia ou ao ar livre pede algo mais delicado, como um cabelo ornamentado com flores.

O vestido 

Combinar as joias da noiva com o vestido requer muita atenção a pequenos detalhes. Na hora da escolha, fique atenta ao tipo de tecido, ao decote, ao tipo de bordado, às pedrarias e aplicações. A ideia principal é promover o contraste. Isso significa que, se o vestido é muito incrementado e extravagante, o ideal é utilizar joias discretas. Agora, se ele não for tão chamativo, você pode apostar em acessórios mais ricos.

Outra questão importante é a combinação de cores: opte pelo tom de metal que mais combine com a cor do seu vestido. Um tecido marfim, por exemplo, ganha destaque com acessórios em ouro amarelo. Vestidos off-white, além de se destacarem com o ouro amarelo, também ficam lindos com ouro rosé, ouro envelhecido e com as clássicas pérolas. Já os modelos com o branco tradicional pedem joias prateadas.

Por fim, uma dica valiosa é nunca escolher acessórios com cores diferentes daquelas usadas nos detalhes do vestido. Por exemplo, se o modelo escolhido é incrementado com detalhes prateados, opte por joias que também tenham essa tonalidade.

As joias para noivas

Agora que você já conhece as dicas gerais para combinar as joias com o vestido e o estilo da cerimônia, vamos dar algumas dicas práticas de como combinar os acessórios mais usados pelas noivas. Veja:

Os brincos

Para escolher o modelo do brinco, deve-se considerar o modelo do vestido e o horário da cerimônia. Nesse sentido, as noivas que pretendem realizar um casamento diurno devem dar preferência aos brincos pequenos e delicados, que proporcionam um visual mais leve e romântico. As cerimônias noturnas permitem brincos maiores e com mais brilho, desde que não chamem mais atenção do que o vestido.

Além disso, você também deve levar em conta o decote do vestido. Modelos com alças finas ou ombros descobertos são os mais adequados para brincos compridos. Ao contrário, vestidos com decotes fechados ou com mangas pedem brincos discretos, o que evita uma sobrecarga de informações.

As joias para a cabeça

A ornamentação da cabeça e do cabelo conta com várias opções, como a coroa, a tiara e os broches. A coroa, por exemplo, é indicada para noivas mais clássicas, que optaram por um vestido no estilo princesa e um casamento noturno. Nesse caso, também vale a dica do equilíbrio: coroas grandes e cheias de brilho casam com vestidos simples, já as discretas complementam o visual dos modelos mais ornamentados.

As tiaras podem ser usadas em diferentes estilos de casamento, inclusive aqueles ao ar livre. Por isso, para não errar na composição, você deve prestar atenção ao tipo de cerimônia. As cerimônias noturnas permitem tiaras mais chamativas, enquanto para um casamento diurno o ideal é uma tiara delicada, como as ornamentadas com flores.

Por fim, os broches são indicados para as noivas mais discretas. Eles dão um charme único ao penteado e são perfeitos para uma cerimônia com estilo vintage. Outra opção é o porta coque — acessório que mostra toda a sofisticação de uma noiva clássica.

Os colares

Quando se trata de joias para noivas, o colar é um dos itens que mais requer cuidado no momento da escolha. O ideal é utilizar esse acessório com vestidos que deixem o colo à mostra ou com os modelos lisos. Modelos com decote tomara que caia, por exemplo, ficam bem com colares mais trabalhados. Já aqueles com o decote V pedem colares sem muitos detalhes.

Mas tome cuidado: se o vestido tiver um decote muito ornamentado, incluir um colar pode sobrecarregar a composição. Além disso, também procure adequar o colar ao brinco que será usado, para evitar que os dois juntos se tornem muito chamativos. 

Como você pôde perceber, as joias para noivas podem ser combinadas com o vestido e o estilo da cerimônia de forma simples. A dica principal é sempre optar pelo equilíbrio e evitar os exageros. Assim, você conseguirá um look perfeito, mostrando toda a sua beleza e personalidade!

Gostou do conteúdo e quer saber ainda mais sobre joias para noivas? Então, confira nosso outro post que traz 7 opções de acessórios para o cabelo!

Nenhum Comentário