Decoração: conheça as flores para casamento em cada estação

Quem está planejando se casar sabe que não é fácil escolher os detalhes da decoração. Uma boa opção é usar flores para casamento, pois, além de deixar o ambiente mais romântico, elas perfumam, são coloridas, delicadas e bonitas. Mas é preciso considerar a época do ano na qual a cerimônia será realizada.

Como as flores típicas de cada estação são mais abundantes fica mais fácil comprar em grandes quantidades — e, consequentemente, economizar. Além disso, elas têm maior durabilidade, o que garante que não estarão murchas na hora da festa.

Por mais que o vestido não saia da sua cabeça, continue acompanhando nosso post para saber mais sobre alguns tipos de flores e como combiná-las com a decoração do seu grande dia!

Gérberas

As gérberas são flores perenes, ou seja, têm um ciclo de vida mais longo, podendo chegar a mais de dois anos. Porém, são características principalmente do outono e do inverno.

Suas pétalas são numerosas e apresentam uma grande variedade de cores vivas, com folhas bem verdes. São muito usadas em arranjos mais elaborados e dão um ar delicado e colorido à decoração. Por isso, se você vai casar ao ar livre, elas podem ser uma boa opção. Além do mais, essas flores são fáceis de cultivar e costumam apresentar preços bem acessíveis.

Rosas

As rosas são, sem dúvida, as flores mais clássicas dos casamentos. Símbolo do amor, elas são lindas e apresentam uma grande variedade de cores. Sozinhas formam lindos arranjos, mas também combinam muito bem com outras flores!

Outra vantagem das rosas é que elas são encontradas em todas as estações e são adequadas para decorar casamentos o ano todo. Entretanto, não é indicado usá-las em arranjos no centro das mesas e nem em locais fechados, pois são flores muito perfumadas e podem incomodar.

Essas flores são apropriadas para cerimônias realizadas no campo, para as noturnas — por serem mais marcantes e resistentes — e para as clássicas — com uma pegada bem romântica.

Girassóis

Típicos da primavera, os girassóis são flores mais rústicas, com pétalas longas e de cor amarelo-alaranjado — e que dão mais vida aos espaços. Eles são perfeitos para essa estação do ano, que pede cores vivas e alegres.

Para criar decorações que deixam os ambientes mais frescos e descontraídos é possível mesclar as cores, como o amarelo com verde, azul, rosa ou vermelho.

Se o casório for campestre, os girassóis se encaixam perfeitamente. É interessante combiná-los com ornamentos de madeira e objetos mais grosseiros, mas, caso você opte por casar na praia, essas flores harmonizarão muito bem com a paisagem.

Orquídeas

As orquídeas são boas opções de flores para casamento, típicas de regiões de clima tropical. Assim como as rosas, essas plantas são facilmente encontradas nas quatro estações. Portanto, não tenha medo: se optar pelas orquídeas, não importa o mês do ano, elas estarão bonitas e prontas para colorir o ambiente.

Além disso, são plantas bem versáteis e combinam com todos os estilos de noivos, dando um charme a mais à decoração. Se o casamento for ao estilo clássico elas dão o ar de requinte. Também são muito usadas em cerimônias realizados à noite. E, não se esqueça: flores tropicais combinam muito bem com casamentos na praia.

Margaridas

O outono é a estação típica das margaridas. Como os dias já estão frescos, a estação combina com tons que aqueçam o ambiente. Embora as de pétalas brancas com miolo amarelo sejam as mais conhecidas, as margaridas também podem ser de cores amarelas, rosas ou lilás.

Novamente, são flores muito requisitadas em casamentos no campo. Se for o seu estilo, experimente fazer uma composição com folhas secas, sementes, galhos e folhagens — o que garante um tom mais charmoso e bucólico ao evento.

Lisianthus

Essa flor, apesar de exótica, pode ser encontrada em todas as estações do ano, mas combinam muito bem com casamentos realizados entre dezembro e março — ou seja, no calor do verão.

Cores quentes caem bem nessa estação, como o vermelho, amarelo e alaranjado e podem ser combinadas com flores de tons mais suaves para equilibrar e passar a sensação de frescor ao ambiente.

Os lisianthus são uma ótima alternativa mais econômica às tradicionais rosas, pois elas são parecidas na delicadeza e no romantismo. A flor é uma das preferidas das noivas para compor seus buquês. Suas cores são: branco, roxo, lilás, creme, rosa e bicolores.

Se você escolheu essa estação para se casar e essa flor para a decoração, experimente combiná-las com frutas — que são um elemento muito tradicional dessa época! — nas mesas do salão.

Copos-de-leite

Essa espécie é um pouco mais nobre e rara, o que consequentemente eleva seu preço. Os arranjos montados com elas ficam altos e imponentes e combinam muito bem com casamentos mais clássicos, pois essas flores são sofisticadas e elegantes.

Se a sua cerimônia será entre os meses do inverno, pode apostar no copo-de-leite! Nessa época o branco — que remete à neve — é muito usado. E não é à toa que essa flor recebe esse nome: além do seu formato lembrar um copo, o “leite” é uma referência a sua cor muito branca.

Lírios

Símbolo de delicadeza e amor eterno, os lírios são muito usados nas decorações dos casamentos. Por combinarem muito bem em arranjos, podem ser usados no buquê da noiva ou com outras flores na ornamentação. Porém, é importante ter cuidado! Assim como as rosas, lírios são flores que exalam aromas fortes.

Presentes em todas as estações do ano, podem ser encontradas nas cores: branca, rosa, bicolor, laranja e amarela. Essas lindas flores combinam com casamentos clássicos, ao ar livre, durante o dia e na praia.

Mesmo sendo encontradas em todas as estações, não é recomendável decorar os ambientes no inverno com esse tipo de flores, pois elas podem não resistir à temperatura dessa estação — principalmente se ainda não tiverem desabrochado.

O mais importante é que as flores para casamento e os tipos de arranjos precisam combinar com o estilo e a personalidade dos noivos. Então, escolha as suas favoritas e, seguindo nossas dicas, temos certeza de que sua cerimônia ficará maravilhosa!

Agora que você já sabe quais são as melhores opções de flores para decorar a celebração, conheça os tipos de vestidos de noiva e escolha o melhor para você!

5 Comentários