Bridezilla? 7 dicas para não ser uma noiva estressada

Organizar um casamento não é nada fácil. São muitos detalhes, muitos orçamentos e o gerenciamento de muitas pessoas. Por isso é preciso tomar alguns cuidados para não se tornar uma noiva estressada. Afinal de contas, esse deve ser um momento marcante, lindo e especial na sua vida.

No entanto, é totalmente normal se sentir um pouco ansiosa ou perdida durante essa etapa de planejamento. O perigo é se você começar a perceber que está extrapolando um limite e sentindo insônia, dores de cabeça, deixando tarefas importantes de lado ou brigando com muita frequência com o noivo e pessoas próximas.

Confira essas dicas para ser uma noiva tranquila e acabar com os sinais do estresse assim que eles começarem a aparecer!

1. Organize sua agenda

Esse pode até parecer um tópico bobo. Porém, não se engane: ele é de suma importância. Afinal de contas, você está noiva, mas o restante da sua vida e compromissos continuam, certo? É preciso dividir bem o tempo que você pode ou precisa para se dedicar a cada obrigação — incluindo o planejamento do casamento.

Para fazer isso, separe uma hora no início da semana e faça uma lista de tudo o que você precisa resolver nos próximos sete dias. Organize por ordem de prioridade e vá distribuindo durante a agenda, lembrando de reservar horários adequados para alimentação e lazer.

Contudo, preste atenção para não se sabotar: faça a organização dos horários e compromissos de maneira que você possa realmente cumprir. Caso perceba que há muito mais itens do que o ideal, verifique o que pode ser reagendado ou delegado para outra pessoa resolver.

Se você organizar uma agenda impossível de cumprir, ficará uma noiva estressada e ainda mais ansiosa e frustrada. E não é isso que queremos, correto?

2. Pesquise e separe referências de tudo

Um casamento costuma ser naturalmente mais preocupante para a noiva do que para o noivo, já que muitas mulheres sonham com esse dia e conseguem imaginar como querem cada detalhe, como o vestido de noiva, a paleta de cores ou o local perfeito para a cerimônia.

No entanto, mais do que apenas imaginar, é preciso dar forma a esses desejos. Esse exercício vai fazer com que você avalie se realmente quer manter tudo como sempre sonhou — ou não.

Nessas horas, a pesquisa e a organização de referências será sua grande amiga. Com a ajuda de sites como o Pinterest ou o próprio Google, além de revistas de casamentos, vá salvando em uma pastinha do seu computador ou celular tudo o que você gosta referente a cada detalhe do grande dia.

Separe em pastas por nomes, como ‘Vestidos que amo’ ou ‘Bolo da Mesa’, para ficar mais fácil encontrar depois. Então tire um tempo para analisar todas as imagens que salvou e identificar o que você mais gosta em cada uma delas.

Isso vai trazer mais segurança em relação ao que você realmente quer para o seu casamento, além de facilitar na hora de buscar e orientar os fornecedores sobre cada um dos itens.

3. Alimente-se bem para não ser uma noiva estressada

Diz o ditado que ‘saco vazio não para em pé’. E quem não se alimenta direito, além de ficar fraca e sem energia, pode adoecer, estar propensa a mais estresse e até engordar — já que o corpo pode entender que precisa armazenar o máximo de gordura possível se continuar sem receber comida.

Por isso uma boa alimentação deve ser prioridade na rotina de qualquer noiva. Além de fornecer energia para resolver todos os desafios, a ingestão de alimentos e nutrientes corretos ajuda a aliviar os sintomas do estresse.

Se tiver dificuldades em fazer isso sozinha, busque ajuda profissional, como a de uma nutricionista, para preparar um cardápio adequado para sua rotina e necessidades.

4. Faça exercícios físicos

Tudo bem, você não precisa ser fã de esportes. Mas precisa se mexer pelo menos um pouco para não se tornar uma noiva estressada! Encontre uma atividade que seja prazerosa e que proporcione pelo menos meia hora de exercícios para o seu corpo e distração para sua mente.

O objetivo da prática de exercícios antes do casamento não é emagrecer ou tonificar — apesar de muitas noivas também colocarem isso como meta a ser alcançada durante a organização da cerimônia. É proporcionar bem-estar, ajudar a relaxar e a gastar toda essa energia em forma de tensão que alguns preparativos podem trazer.

Quando praticamos alguma atividade física, conseguimos descontrair, espairecer a mente e até sentir mais energia e felicidade. Vê se não é tudo que uma noiva precisa?

5. Delegue responsabilidades

Ok, esse tópico pode causar arrepios em noivas altamente controladoras. Mas delegar é preciso! Para isso, conte com a ajuda do noivo, das famílias e dos amigos. Lembre-se também que as madrinhas têm exatamente o papel de apoiar e colaborar com a noiva.

Claro que você não vai passar para sua amiga a tarefa de escolher o seu vestido de noiva, mas ela pode resolver com o cartório qual documentação vocês precisam levar, por exemplo.

O noivo também pode resolver muitas questões, mesmo que ele não seja tão fã dos preparativos. Se vocês estão começando a organizar o casamento agora, comece a envolvê-lo em todo o processo, para que ele entenda o que precisa ser feito e possa colaborar melhor em alguns detalhes.

Também não deixe de lado a confiança nos seus fornecedores. A cerimonialista é a profissional que vai fazer toda a diferença no dia do casamento, mas vocês podem conversar bastante antes da data. Assim você apresenta tudo o que lhe preocupa, para que ela dê uma atenção ainda mais especial.

O mesmo acontece com o ateliê que vai fazer o seu vestido. Converse com a estilista, explique seus anseios e verifique as sugestões de detalhes, tecidos ou modelos de acordo com seu estilo. Você pode se surpreender positivamente, especialmente se a peça for feita sob medida.

6. Tire um tempo para relaxar

Falamos sobre isso lá no primeiro tópico, sobre a organização da agenda. Tirar um tempo para relaxar é encaixar — assim como você precisa encaixar seu horário de trabalho — um tempo específico para fazer coisas que lhe deixam mais feliz e tranquila.

Pode ser ir ao cinema com as amigas, ler um livro, fazer uma pequena viagem de final de semana, ir à manicure ou a um SPA. Você também pode dividir essa missão com amigos e familiares, pedindo que eles reservem e planejem uma atividade de lazer por semana com você.

Claro que não podemos esquecer do seu noivo. É especialmente com ele que você precisa fugir de ser monotemática sobre o planejamento do casamento. Dedique um tempo para irem juntos a um restaurante ou fazer outros pequenos programas que vocês gostem — sem ficar pensando ou falando em casamento o tempo todo, combinado?

7. Esteja rodeada por quem você ama

É totalmente normal se sentir sobrecarregada e carente durante os preparativos do casamento. Por isso você deve estar sempre rodeada por pessoas que ama, aliviando essas emoções.

Seja com sua mãe ou sua melhor amiga de infância, lembre-se de sempre contar, procurar e passar um tempo junto com as pessoas que importam para você. Elas compreenderão esse momento e podem oferecer um colo, uma boa conversa ou apenas dividir uma garrafa de vinho quando as coisas não estiverem bem.

O casamento é um momento em que duas pessoas celebram o amor perante outras pessoas que também amam. Então nada mais justo que contar com o suporte e o carinho de quem torce tanto por vocês.

Agora você já sabe o que fazer para não ser uma noiva estressada, certo? Com a organização da agenda e os cuidados com alimentação, por exemplo, todo o processo ficará mais leve e prazeroso. E se você quer conferir mais conteúdos como esse, não deixe de seguir nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Pinterest. Nos vemos por lá!

3 Comentários