Escolhendo o vestido de noiva: 7 dicas para arrasar no grande dia

Ao começar os preparativos do seu casamento, você já se pegou escolhendo o vestido de noiva? Ele tem um peso muito especial para esse momento, pois será uma das estrelas do grande dia, junto com você e com o seu noivo.

O modelo certo é aquele que valoriza a sua beleza e sua alegria da melhor maneira possível. Também deve ser confortável e combinar com o restante da festa. Por isso deve ser bem pensado e escolhido com calma, com, pelo menos, seis meses de antecedência. Nada de deixar para última hora!

Assim sendo, separamos sete dicas para você arrasar e escolher o modelo perfeito para o grande dia!

1. Conheça bem o estilo do seu casamento

Assim como você se preocupa com detalhes como a decoração ou a cartela de cores para que tudo esteja bonito e harmonioso durante a festa, o vestido precisa seguir a mesma linha e estilo do casamento.

Por exemplo: se você vai fazer uma festa cheia de glamour, à noite, em um hotel de luxo e com muita sofisticação, ir com um vestido simples e curto pode causar certa estranheza, já que ele ficará destoante do restante da festa. Esse estilo pede um vestido mais estruturado e com a saia longa, como os do tipo princesa ou sereia.

Por outro lado, um vestido bem soltinho, em tecido fluido e sem cauda combina perfeitamente com um casamento de dia, em uma praia linda, pés na areia e cabelo solto com ondas. Reparou como tudo precisa se encaixar?

Dessa forma, ao começar a buscar o vestido de noiva ideal, pense em questões como horário, local, estilo do casamento e cerimônia. Assim você estará segura ao tomar as decisões sobre o que a peça precisa ter.

2. Pesquise referências de modelos que você gosta

Depois de ter certeza sobre o estilo, horário e local da cerimônia, faça uma pesquisa de referências de modelos de vestidos de noiva que você gosta, de acordo com esses detalhes.

Vale dar uma olhada no Instagram, no Pinterest e até separar fotos do casamento de celebridades que você achou incríveis. Repare se elas se casaram em uma festa no mesmo estilo da sua.

Outra boa dica que lhe ajudar quando estiver escolhendo o vestido de noiva é ficar de olho nos eventos e premiações de tapete vermelho, como o Oscar. As atrizes costumam utilizar modelos de alta-costura que inspiram lindos vestidos de noiva.

3. Descubra como o vestido pode valorizar o seu corpo

Provavelmente você tem algumas peças no armário que vestem melhor do que outras, pois fazem com que você se sinta ainda mais linda, à vontade e confortável na própria pele. O vestido de noiva ideal precisa trazer a mesma sensação!

Se você já sabe o que essas peças têm para causar esse efeito, anote e verifique se vale a pena trazer esses detalhes para o vestido. Às vezes é um tipo de decote, ou tamanho de manga. Quem sabe ainda a modelagem mais justa, ou mais solta.

Valorizar o seu corpo é destacar aquilo que você mais ama em si mesma. Existem mulheres que não abrem mão de um decote generoso, outras amam as pernas e ficarão perfeitas em um vestido com fenda. Encontre o que você gosta.

4. Verifique se o modelo dos sonhos é adequado para a estação do ano

Vamos supor que você sempre sonhou em casar usando um longo vestido, de mangas compridas e bem estruturado, com cauda enorme. Porém, ao marcar a data do casamento, escolheu um belo dia de verão, em pleno Rio de Janeiro, ao ar livre e às três da tarde.

Sem dúvidas, em um caso como esse, há grandes chances de você desmaiar com a pressão baixa devido ao calor — sem falar na grande possibilidade de ter uma chuva de verão como convidada de honra — e no desconforto causado pelo tecido.

Por isso vale a pena prestar atenção e observar a época do ano antes de definir o vestido. Lembre-se também de verificar se o local da cerimônia é coberto, como é o piso e se terá ar-condicionado. Todos esses fatores influenciam no conforto térmico do que você — e seus convidados — usarão no grande dia.

5. Defina o tecido quando estiver escolhendo o vestido de noiva

Você não precisa ser expert em tecidos, mas pode ter uma ideia do efeito que quer no vestido antes de mandar fazer o modelo dos sonhos.

Isso é importante porque os tecidos são diferentes e têm características próprias, que vão influenciar na maneira como os estilistas conseguem trabalhar e dar forma a cada um deles. A seda e o cetim, por exemplo, são bem fluidos e oferecem bom caimento, enquanto o tule e o tafetá podem ficar mais armados.

O mesmo vale para a renda. Há diversos tipos de renda no mercado e, se você é apaixonada por elas, deve prestar atenção em como gostaria que ela estivesse presente no seu vestido.

Um modelo todo rendado pode pedir caimento completamente diferente daquele que possui rendas apenas no busto, por exemplo.

6. Consulte estilistas de qualidade

Quando você está escolhendo o vestido de noiva ideal, é indispensável provar diversos modelos. Não reserve o primeiro vestido que gostar, mesmo que ele pareça se encaixar como uma luva.

Experimente peças diferentes e aí sim observe qual vestiu melhor, fez com que você se sentisse incrível e tem tudo a ver com sua festa — mesmo que no final das contas seja o primeiro que você provou.

No entanto, nem sempre é possível encontrar o vestido perfeito para você em lojas que vendem ou alugam modelos prontos.

Nesses casos, consultar estilistas de qualidade faz toda a diferença para quem quer um vestido personalizado, adequado ao seu estilo próprio, festa, preferências, conforto e tipo de corpo.

Um bom exemplo é o trabalho da Emannuelle Junqueira. Com experiência em vestir noivas com excelência, a estilista — reconhecida por seus modelos de tirar o fôlego — costuma criar vestidos de noiva sob medida, de acordo com todas as características que a cliente deseja.

7. Esteja disposta a encarar todas as provas

Mesmo depois de encontrar o vestido de noiva perfeito, você precisará fazer várias provas no ateliê, especialmente se for um modelo sob medida.

Em cada uma das provas, além de ver o seu vestido ganhando forma, você e a estilista podem ir ajustando os detalhes que mais agradam, inclusive realizando algumas alterações, se necessário.

Além disso, com a correria dos preparativos, é normal que algumas noivas ganhem ou percam peso. Então as provas também ajudam a garantir que o modelo vista perfeitamente no grande dia, de forma ajustada e adequada ao corpo.

Com essas dicas, você tem tudo para arrasar quando estiver escolhendo o vestido de noiva. Busque referências, confira o estilo do casamento e observe o que vai funcionar melhor. Mais do que isso, não deixe de conversar com quem entende do assunto. A Emannuelle Junqueira tem horários reservados para atender noivas como você. Entre em contato e faça uma visita. Até breve!

7 Comentários