Escolher vestido de noiva: devo comprar pronto ou fazer sob medida?

Poucas datas são tão preciosas para a memória das mulheres como o dia do casamento. Casais contemporâneos têm o privilégio de contar com diversas opções de festas e cerimônias, podendo escolher aquela que mais se aproxima de seus sonhos.

Com tantos detalhes a serem definidos, o vestido é, sem dúvida, uma preocupação essencial. Muitas vezes, tudo começa com a dúvida se a melhor alternativa é comprar um vestido pronto ou mandar fazer algum modelo sob medida.

O mercado, hoje em dia, atende às mais diferentes demandas, oferecendo alternativas para casamentos noturnos, diurnos, praianos e campestres. Seja qual for a escolha dos noivos, o vestido deve estar à altura da expectativa do grande dia.

Confira, a seguir, quais são os principais pontos a serem levados em conta na hora de comprar o vestido de noiva. Saiba qual a solução que melhor se adapta ao estilo da cerimônia, tendo consciência de como esta escolha pode influenciar tanto no orçamento quanto no bem-estar dos envolvidos. Continue a leitura!

O estilo do casamento

Em primeiro lugar, é preciso definir qual tipo de festa (ou de cerimônia) será realizado. Este ponto delimitará as possibilidades em termos de tecido, desenho e modelagem do vestido de noiva.

Caso seja um casamento rápido no civil, peças de corte reto, com modelagem moderna e comprimento médio, são altamente indicadas. Uma festa noturna, por exemplo, ganha com vestidos carregados de brilho e decotes trabalhados. O comprimento pode variar de acordo com o local onde será realizada.

Já as cerimônias ao ar livre podem ganhar uma atmosfera romântica se o vestido de noiva tiver rendas e detalhes delicados. Clássico ou ousado, o modelo deve corresponder também à decoração da festa ou cerimônia.

O custo do vestido de noiva

O orçamento de um casamento, em geral, é definido levando-se em consideração desde o aluguel do espaço até a hospedagem de convidados importantes. Por isso, o custo do vestido deve ser estimado de acordo com sua importância — o que direciona o desejo da noiva para as possibilidades de compra de um modelo feito sob medida ou previamente pronto.

Os valores costumam variar bastante. A confecção de um vestido contemporâneo pode ter o mesmo valor de uma peça clássica pronta, contabilizando ajustes e acessórios.

Tendo em mente a maioria dos detalhes pretendidos pela noiva, cabe à sua assessoria ou ao seu cerimonial entrar em contato com os profissionais especialistas em vestidos. É preciso fazer uma boa pesquisa de mercado antes de fechar qualquer negócio.

As opções de modelos prontos

Os serviços de compra de vestidos de noiva prontos oferecem modelos de variados estilos e tamanhos. Algumas lojas têm tipos especializados, como tamanhos plus size ou modelos assinados por estilistas reconhecidos.

O indicado, ao se comprar um vestido pronto, é averiguar em dois ou mais estabelecimentos, a fim de localizar o modelo perfeito. Muitas vezes, a noiva encontra um modelo que a agrada, mas não há tamanho que a atenda. É daí que vem a necessidade de uma boa pesquisa.

Em geral, mesmo vestidos prontos precisam ser escolhidos com um tempo largo de antecedência, para que sejam feitos ajustes conforme o corpo e o desejo da noiva. O comprimento da barra e a profundidade do decote são detalhes que podem ser ajustados, dependendo do modelo escolhido.

A alternativa de comprar vestido de noiva sob medida

Quem opta por comprar o vestido sob medida tem a grande vantagem de poder escolher todos os detalhes com o máximo de precisão. A noiva pode tanto partir de uma referência visual como de uma linha seguida pelo estilista — e que a agrade.

Normalmente, a confecção de um vestido demora um bom tempo, podendo variar de três meses até um ano, um ano e meio. Este prazo oscila de acordo com a disponibilidade do estilista, da matéria-prima e, também, da qualidade de bordados e aplicações.

Embora a ideia seja sempre mirar no modelo ideal, tecidos, modelagem e detalhes podem ser adequados ao quadro financeiro do casamento. Portanto, o valor não é o ponto que deve limitar o desejo da noiva em ter o seu modelo personalizado.

O papel do estilista

Qualquer que seja a opção da noiva, o estilista escolhido representará muito para o resultado final. Há de se perceber que cada um tem uma formação, um grau de experiência e, geralmente, estilos os quais dominam ou são reconhecidos no mercado.

O estilista tem domínios específicos, como conhecer bem os tipos de tecido e saber como se comportam em caimento de acordo com o desenho do vestido. Também conseguem visualizar, antecipadamente, qual parte do corpo é valorizada de acordo com o modelo, direcionando com clareza a escolha da noiva.

É o profissional, ainda, quem saberá indicar o tecido ideal para a cerimônia, de acordo tanto com a ocasião quanto com o clima previsto para a data. Este tipo de conhecimento não só evita o desconforto da noiva no grande dia, mas aumenta o seu bem-estar e a sua autoestima.

O vestido dos sonhos

Toda noiva que se preze tem, em sua história, um ideal de elementos que gostaria de tornar reais durante este grande acontecimento que é o casamento. Algumas colecionam referências visuais e pequenos detalhes durante anos, fazendo verdadeiros dossiês para seus cerimoniais.

Como todo ideal, o casamento precisa ser elaborado para alcançar a expectativa da noiva em seus mínimos detalhes. Por isso, mais importantes do que o orçamento são o tempo e a disponibilidade da pessoa responsável pela festa, para deixar tudo conforme o desejado.

O vestido dos sonhos, no entanto, é aquele feito com tempo, carinho e dedicação. Nem sempre é possível seguir à risca a intenção da noiva, mas, quanto mais atenção tiver o modelo, mais a peça vai contribuir para a felicidade dela durante o casamento.

Portanto, mais importante do que definir se vai alugar ou comprar vestido de noiva é estar atenta às tendências de mercado e definir aquilo que se aproxima de um modelo impecável. Conhecer as principais lojas e os estilistas de renome contribui para a satisfação de qualquer noiva, concorda?

Não deixe de conhecer o trabalho de Emanuelle Junqueira e se encantar com os vestidos feitos sob medida para seus sonhos. Aguardamos você!

4 Comentários